quinta-feira, março 01, 2007

Aos 27

Estou com 28 anos, o que significa que escapei da morte. Explico: desde minha adolescência, sempre temi chegar aos 27 anos, idade fatal para os adeptos do rock n’roll.

Alguns metaleiros satanistas que eu ouvia aos 15 anos diziam que se matariam aos 33, idade em que morreu Jesus Cristo. Além de pela-sacos, eram verdadeiros mentirosos, pois estão vivos até hoje. 27 é a verdadeira idade do cão para os roqueiros. Se não acreditam, acompanhem esse três exemplos contundentes:



Caso 1: Jimi Hendrix
Conhecido, entre outras coisas, por queimar sua guitarra no palco e passar ácido na testa para lamber o próprio suor lisérgico durante seus shows, Hendrix morreu em 18 de setembro de 1970, após tomar barbitúricos, dormir e ficar sufocado com o próprio vômito. Seu disco de estréia, Are You Experienced, é de 1967, o que significa que em apenas três anos de carreira – sem trocadilho dessa vez – esse guitarrista canhoto de Seattle marcou profundamente a história do rock, sendo considerado, por muita gente, o melhor de todos os tempos.






Caso 2: Jim Morrison
Vocalista do The Doors, já nos primeiros ensaios da banda bebia doses industriais de uísque misturado a comprimidos para se descontrair. Durante a carreira – não pensem em besteiras! – o Rei Lagarto passou a gostar tanto de LSD que, ao contrário dos outros integrantes da banda, engolia imediatamente qualquer ácido que ganhasse de seus fãs na rua. Morreu em Paris no verão de 1971, dentro de sua banheira, provavelmente por overdose de heroína.





Caso 3: Janis Joplin
Na reportagem da revista Trip consta que, desde a época do colégio, a louca costumava entrar de cabeça no uísque, na maconha, nas anfetaminas, no ácido, no tabaco, na vodca, na cocaína, na metadona, na heroína e no biscoito com marmelada. Quando veio ao Brasil, no ano do nosso tri, Janis foi expulsa do Copacabana Palace (por nadar nua na piscina) e quase presa na praia de Copacabana (por nadar nua no mar). Morreu de overdose de heroína quatro meses depois, em 4 de outubro de 1970 – portanto, dias após Hendrix, e alguns meses antes de Morrison.



Jimi, Jim e Janis, todos mortos aos 27 anos de idade.



Quando Kurt Cobain se matou, em 1994, também contava com exatos 27 anos. Na época, eu tinha 16 e achava Pearl Jam mil vezes melhor – não tive aquela formação punk de amigos como o Cascarravias, o que significa que, ao invés de músicas de três acordes de bandas como Ramones, Sex Pistols e Dead Kennedys, preferia as harmonias trabalhadas de Metallica, Megadeth, Pantera e Sepultura.

Voltando ao ponto: em 1994, achei que Kurt estava querendo era aparecer, metendo uma bala na cabeça pra entrar pro rol dos “mortos aos 27”. É claro que hoje percebo que, na verdade, o cara havia de fato chegado ao seu limite, e que a vida lhe seria insuportável depois disso.

Com Kurt são, portanto, quatro exemplos contundentes de roqueiros que se foram com a mesma idade. No rap, temos o exemplo de Mano Brown, do Racionais MCs, com os versos da música Capítulo 4, Versículo 3: “Permaneço vivo, luzindo a mística / 27 anos, contrariando a estatística”. No samba, temos o absurdo caso de Noel Rosa, que morreu tuberculoso aos 26. Mas no rock o bicho pega mesmo aos 27.



Aqui quem fala é Absurdos Turos, mais um sobrevivente.










Dedicado a Leo Andrada, que é roqueiro mas vai passar dos 27.

12 comentários:

Diogo Lyra disse...

Em primeiro lugar, grande postagem! As fotografias e "blocos" temáticos estão muito bons mesmo e o tema, bem, esse aí é da competência de muita gente. Como representante da "Lendária Geração de 77", apenas algumas continhas são necessárias para entender que é neste ano que completo os temidos 30. Por tudo isso é que, como você, sou mais um sobrevivente dos 27 e, agora, em nova fase, farei de tudo para não sucumbir aos 72...

Unknown disse...

inclusive vc sabe q o keith richards comemora 27 anos todo ano, desde 1967? Isso é a verdadeira atitude rock'n'roll rapá!

4rthur disse...

Keith Richards morreu nos anos 70, mas continua a tocar guitarra por aí, mesmo com aquele aspecto cadavérico.

Henrique Santos Pakkatto disse...

Você está vivo por dois motivos simples Arthuros:
1) Você é carioca e brasileiro. Tomar overdose e morrer com o clima, mulheres e natureza que temos devido a depressão é impossível. É mais fácil morrer de euforia.
2) Embora roqueiros morram aos vinte sete o músico brasileiro carioca nasce fadado ao Samba. Arthur, você é compositor de Samba-Enredo nato que toca guitarra.

Rita Louzeiro disse...

E lançaram um filme sobre o 23, que coisa!

Cascarravias disse...

It's better to burn out than to fade away...

Cascarravias disse...

sid vicious se ligou nisso e foi-se antes de completar 22

Cascarravias disse...

mas tem tb uma boa frase, lançada como título de uma boa música:

what difference does it make?

a música é de 84; seu autor ultrapassou de longe os tais 27, mesmo pensando assim.

Juju disse...

turo, amigo, fico grata por ter sobrevivido....

blah disse...

Putz, eu vou fazer 30, mas com os planos que tenho em mente, se botá-los em prática dentro dos próximos 2 anos, temo morrer assassinado na idade do primeiro anarco-socialista da história...

Deveria mesmo é seguir os conselhos de Raul e para de ser besta e tirar onda de herói...

Jana disse...

Cupuarthur,

o fato de vc ser rockeiro e estar vivendo a lira dos seus 29 anos se dá, de acordo com a minha humilde opinião (sim, eu tenho uma,) por causa dos seguintes fatores:

- Vc está vivendo os niilistas anos 0 e não a acidez da década de 60-70. Jimmies and Janis, mortos aos 27 anos na década de 70 por OD.

- Vc era uma criança no boom da AIDS nos anos 80, qdo Cazuza , Renato Russo Mercury pegaram o HIV indo definhar até os anos 90.

- Durante os anos 90 vc não sofreu acidentes aereos (Stevie Ray Vaughan, Mamonas Assassinas -desculpe, mas os caras me vieram a mente), nem automobilísticos (Chico Science), nem conheceu a Courtney Love (Cobain).

Espero que vc viva rápido, mas morra velho. Que encontre o amor da sua vida, seja um velho mal-humorado daqueles que as pessoas adoram pelas respostas cortantes e quando tiver que ser um cadáver, que ele seja feio, enrugado, e que tenha covers, como o Johnny Cash.

Samantha Abreu disse...

bem... passei dos 27.
Vim hoje ler esse texto, pois vc o deixou lá no blogue. E adorei.
Juro que não sabia que Jim tinha morrido aos 27... aliás... não sei porque, mas eu sempre acho que as pessoas são ou eram mais velhas do que eu sou. Dizem que isso é sintoma de quem não se dá conta da idade que tem.
Pode ser, mas prefiro assim.

O que me consola é saber que, embora seguidora e amante do rock, nao sou roqueira. A única coisa que toquei na vida foi órgão eletrônico, até os 15 anos. Sendo assim, não posso me considerar uma 'roqueira'. Estou salva!
Ufa!

beijos!