terça-feira, fevereiro 27, 2007

Buena Vista, malo gobierno

Quase todo mundo viu e muita gente se emocionou com o documentário Buena Vista Social Club (1999), principalmente nas cenas que mostram a apresentação daqueles senhores cubanos, hoje já quase todos mortos, no suntuoso palco do novaiorquino Carnegie Hall. Segundo a enciclopédia virtual Wikipedia, esse show “transformou a vida dessas pessoas”.


E também transformou a vida de um americano: Ry Cooder, músico e produtor que viajou a Havana em 1996 para reunir os músicos em questão, entre eles Ibrahim Ferrer, Compay Segundo, Omara Portuondo, Eliades Ochoa e Rubén Gonzáles.

Porém, a vida de Cooder não mudou por causa do prêmio Grammy que recebeu, graças ao seu trabalho no disco Buena Vista Social Club, e sim pela multa de 25 mil dólares que levou do governo dos Estados Unidos, por ter gravado o disco com os cubanos sem a autorização governamental necessária.

Cooder não se intimidou; pagou a multa e manteve sua parceria com os cubanos. Até que, em 2003, tomou a porrada fatal, conforme informou a Folha de São Paulo de 22 de março desse ano:



"Após ser multado esta semana em US$ 100 mil por tocar nos discos de dois artistas cubanos -Manuel Galban e Ibrahim Ferrer-, o guitarrista Ry Cooder (que havia participado do filme-projeto "Buena Vista Social Club") disse anteontem que "provavelmente nunca mais poderá colaborar" com músicos daquele país. O governo dos EUA multou Cooder com base na norma Trading with the Enemy Act, que proíbe relações comerciais de cidadãos norte-americanos com Cuba, sob embargo desde 1962".





Ry Cooder fez um trabalho de incomensurável valor para a música e para a cultura cubana, mas é americano e pagou caro por isso. Se tivesse perguntado a opinião do diretor do Buena Vista, um conhecido alemão, teria certamente ouvido de volta:







Win Wenders e Aprendenders!

9 comentários:

Henrique Santos Pakkatto disse...

Essa notícia é uma verdadeira porrada nos ovos.
Onde está a liberdade alardeada pela democracia americana?
Escondida sob seus próprios escombros com certeza, demolida por sua hipocrisia.
Difícil imaginar os homens que escreveram a Constituição Americana planejando um país para o futuro com tamanho desprezo por outras culturas.
"So called facts are fraud
They want us to allege and pledge
And bow down to their God
Lost the culture, the culture lost
Spun our minds and through time
Ignorance has taken over
Yo, we gotta take the power back!"
"The present curriculum
I put my fist in 'em
Eurocentric every last one of 'em
See right through the red, white and blue disguise
With lecture I puncture the structure of lies
Installed in our minds and attempting
To hold us back
We've got to take it back
Holes in our spirit causin' tears and fears
One-sided stories for years and years and years
I'm inferior? Who's inferior?
Yeah, we need to check the interior
Of the system that cares about only one culture
And that is why
We gotta take the power back"

Diogo Lyra disse...

os americanos possuem o destino manifesto de serem uns escrotos que causam muitos manifestos...

gigi disse...

Essas situações são fodésimas. Coitado do camarada, pagando as contas da briga dos outros. Engraçado que comprei esse DVD pra te dar de aniversário no ano passado. Não fui à festa e aproveitei para grilar a referida mídia.

Lyra, não dá pra entrar no FQ... meu computador tá de mal com a caixinha de som... Se eu acessar, geral aqui na FGV vai ouvir a musiquinha do teu blog.

Lyra, vc foi na Helga na sexta?

beijinhos.

Anônimo disse...

Isso q dá ficar andando com comunistas...Esse moço foi de uma irresponsabilidade... Ainda bem q o governo americano zelou por este cidadão e o afastou dessas más companhias...

Anônimo disse...

É uma pena que isso tenha ocorrido, contudo, mais lamentável ainda é o trocadilho infame, desprovido de originalidade e estereotipadamente vinculado ao meu estilo de humor...

Juju disse...

lamentável, simplesmente lamentável...arrogante e prepotente como sempre...pqp

4rthur disse...

foi mal, THCello, tenho certeza que vc pensaria em algo mais criativo, mas eu não resisti ao trocadilho infame. Vc sabe que eu gosto pra carilho de trocadalhos, né?

Tchello Melo disse...

Por parível que increça, por dúvida das vias, louvemos o escambilho, além do trocadilho!

Juju disse...

esse é o tchello...rs