sexta-feira, julho 06, 2007

O primeiro disco de rock

Tinha eu oito anos em 1986. Meu pai já havia se separado da minha mãe, e morava sozinho na zona sul do Rio. Tinha um Puma conversível igual ao da foto ao lado, um carro que, nos anos 80, em termos de playboyzice, só perdia pro Miúra vermelho com néon no pára-choque. E sexta sim, sexta não, ele me pegava na casa da minha mãe pra passarmos o fim de semana juntos. Geralmente, íamos direto jantar numa churrascaria ou então passávamos no Caneco 70, onde ele bebia chope com os amigos enquanto eu comia batatas fritas com Coca-Cola, pra depois irmos pro tal apê de solteiro dele.


O cara morava num dois quartos em Botafogo. Num quarto, dormia ele. No outro, dormia sua guitarra (que me foi dada de presente mais tarde e que tenho até hoje), seu amplificador, uma pequena estante com livros de aviação e uma bateria, que me proporcionou muitos momentos de empolgação – não compartilhados pelos vizinhos dele.


Vai daí que, numa dessas noites, depois de voltarmos do Caneco, chegamos em casa e ele me conta que havia comprado um disco. E diz que eu poderia ouvir, só que baixinho, pois já passava de meia noite e era um disco de rock. Ele foi então dormir e eu fiquei lá, estirado no carpete, bem perto da vitrola e com os ouvidos grudados naquelas grandes caixas de som. E, depois da marcação forte dos ton-tons e surdos da bateria e dos primeiros acordes diminutos das guitarras distorcidas, vem aquela voz mórbida, como num mantra satanista, cantando:


Cabeça dinossauro, cabeça dinossauro, cabeça, cabeça, cabeça dinossauro!


O que era aquilo? Que tipo de som minimalista era aquele que tanto me intrigava?


Pança de matute, pança de matute, pança, pança, pança de matute!


É sempre bom lembrar que a capa de um disco de vinil é algo muito mais impactante do que a de um CD. E eu olhava praquela enorme cabeça dinossauro (na verdade um esboço de Da Vinci intitulado A expressão de um homem urrando), imaginava a “pança de mamute” e o “espírito de porco” da criatura, e aquilo já era o prenúncio que anunciava qual seria o tom e o clima da bolacha que eu ouvia com extrema curiosidade.




O disco Cabeça Dinossauro é o terceiro dos Titãs. Antes disso, os caras ainda faziam uma linha meio new wave, em músicas como Sonífera Ilha e Televisão. Com o Cabeça, enveredaram pelo lado mais cru do rock n’roll, influenciado pelo punk de poucos acordes e muita intensidade nas letras. E, de fato, as músicas do disco, cujos títulos são quase todos de uma ou duas palavras, disparam versos contra as instituições e o sistema capitalista de forma geral, o que se percebe em Igreja, Polícia, Família, Estado Violência, Tô Cansado, Dívidas, AA UU, A Face do Destruidor e Homem Primata.


Uma das músicas que mais assustou aquele garoto de oito anos de família católica, que foi batizado mas que não faria catecismo ou primeira comunhão, foi Igreja. Como é que os caras tinham coragem de dizer versos hereges como aqueles?


Eu não gosto de padre Eu não gosto de madre Eu não gosto de frei. Eu não gosto de bispo Eu não gosto de Cristo Eu não digo amém. Eu não monto presépio Eu não gosto do vigário Nem da missa das seis, não!

Eu não gosto do terço Eu não gosto do berço De Jesus de Belém. Eu não gosto do papa Eu não creio na graça Do milagre de Deus. Eu não gosto da igreja Eu não entro na igreja Não tenho religião.



Mas a música que acabou mais se popularizando, até por conta da proibição de radiodifusão, foi Bichos Escrotos, uma ode às baratas, ratos e pulgas, na qual os caras mandavam oncinha pintada, zebrinha listrada e coelhinho peludo irem se foder.



Finalizando, não poderia esquecer de O Quê, música que defino como a grande viagem de heroína de Arnaldo Antunes. Até hoje, a heroína é dificílima de se encontrar abaixo da linha do Equador mas, em 1985, Arnaldo e o guitarra Tony Belloto já haviam sido presos por porte da droga. E, no ano seguinte, os Titãs fechariam sua grande obra-prima com a seguinte letra:



O que não é o que não pode ser que
Não é o que não pode ser que não é
O que não pode ser que não é o que não
Pode ser que não é!
Que não é o que não pode ser
Que não é o que não pode ser
Que não é o que não pode ser
Que não é!







Hoje não gosto mais do Titãs (aliás, desde o Acústico), mas ainda considero Cabeça Dinossauro o melhor disco daquela geração BRock dos anos 80.





E o primeiro disco (de rock ou não) que te marcou, lembra qual foi?

33 comentários:

Jana disse...

Perverso! Isso lá é pergunta que se faça? Pra mim não é a dor (como afirmam alguns alemães), mas sim a música o mais poderoso instrumento da mnemónica. Especialmente rock, nem vai caber aqui.

Outra coisa, meu pai teve o tal do Miúra vermelho. Acho que a crise dele de garotão depois do divórcio foi maior que a do seu pai. Ou ele é dono de um pênis menor.

Diogo Lyra disse...

30 anos de Música

Meu primeiro disco marcante foi "Saltimbancos Trapalhões" - quase furou de tanto que eu ouvia.

Logo em seguida me lembro de ter me viciado na música "Build" (The Housemartins, antiga banda do Fatboy) - que era conhecida por aqui como "Melô do Papel"!!!
Daí pro bom e velhor rock anos 80 do The Cure, The Smiths para o bom e velho rock br foi um pulo.

Legião saiu, Planet Hemp entrou, o Rappa agragou. Ao mesmo tempo, Jamiroquai e Dave Mathews, até que ambos ficaram uma merda e o Rage passou a ser meu som favorito.

Rap em seguida, samba logo depois, descoberta do Los Hermanos como banda foda para, finalmente, curtir um sonzinho do tipo lounge...

... mas é claro que todos os períodos citados sempre foram acompanhados da boa e velha e clássica MPB!

Anônimo disse...

Arthur, you're a fucking genius man!
Well, how rock band strikes me? That's easy dude: Village People!!!
Hey, Casca, what fucking means "gayrrett"?!

Let's disse...

nossa, lendo iss agora, me dei conta que os titãs têm meusicas muito boas, e não só acústicas, hehehehehe... a música o que, é muito boa, nem me lembrava mais dela...
e bom, o primeiro disco de rock que me marcou, foi beeeem tardio.. claro que antes eu acompanhava meu pai ouvindo beatles, led, mas nunca peguei o disco e fica escutando...
talvez o primeiro, foi o jagged little pill, da alanis, e não falo isso com muito orgulho, pois hj não sou mais fã dela... mas o álbum até que é bom...
bjus!

gigi disse...

porra... hmmm...

1. Os Saltimbancos
2. Funk Brasil (todos)
3. Sgt Peppers
4. Sei lá. O Paulinho da Viola inteiro.

bj

Lívia H. disse...

Posso me intrometer?
O primeiro disco de rock que ouvi foi Cross Road - Bon Jovi. Tinha uns 9/10 anos e eu não achava o Jon Bon Jovi lindo.
Depois desse disco, meu gosto melhorou (acho).
Ainda bem!

4rthur disse...

Isso aí, Digas, e é legal ver que, de Planet a Dave Matthews, do rap ao Rappa, do Jamiro aos Hermanos, há uns dez anos que nossos gostos musicais andam, até certo ponto, em paralelo.

Gigi, pra mim o Sargento Pimenta é o segundo melhor disco dos Beatles. Ainda sou mais o anterior, Revolver.

Garota Imatura, também ouvi e gostei desse disco da Alanis. Infelizmente, o Glen Ballard, que produziu este disco, é o mesmo cara que ajudou a estragar o Dave Matthews Band no fraco Everyday. Quem conhece sabe do que estou falando.

Garrett, just teasing you, didn't you just write the same 3 fingers kind of comment that you asked me to erase?

Anônimo disse...

Oh dude, sorry! I was really, really stoned when I wrote this shit! Can't beliave me?! Listen Arthur, I just introduce a bottle of wine in my ass and sit down to write the last comment! It's crazy man!!!

Vivi disse...

Já que você colocou "(de rock ou não)", vou confessar, timidamente, que o primeiro disco que me marcou não foi de rock. Foi em 1988, quando eu, aos 7 anos, meio que me espelhava em uma tia, então adolescente, que ganhou do namorado o disco True Blue, da Madonna. Eu simplesmente surtei com as músicas, dançava feliz da vida, e até hoje, La Isla Bonita, cheia de latinidade, é uma das minhas canções pop preferidas. Quanto ao rock, agora eu acabo de assumir de vez o meu gosto musical duvidoso: o primeiro disco, de heavy metal na verdade, que me marcou e me fez conhecer praticamente toda a obra do Iron Maiden foi "Powerslave". Ah, eu nunca aderi ao visual metaleiro, pelo menos...rs rs rs

Anônimo disse...

Foi pensando nas mulheres cada vez mais entendidas em psicanálise que a Volkswagen trouxe o Fox "Compacto pra quem vê, gigante pra quem anda".

Anônimo disse...

I was into the Beatles and all that older stuff at a very young age . It was in 1982 when I bought my very first contemporary Rock album, "Pyromania" by Def Leppard. It introduced me to a whole new world. Then later came Van Halen's, "Panama". It was like shit man, I wanna go out and party hard long into the night. I wanna get LAID! The lyrics to all of those songs never made much sense but damn it had that I FEEL SO FUCKIN' ALIVE Energy. I guess being drawn to this FEELING is what essentially motivates in the first place. Adolescent some of you say? Fuck, I dread the alternative. (Odd that most of today's rock sound's like ominous durges. "....ohhhhhhhhh groooooooooooaaaaannnnn, moooooooooooaaaaaaaaan, uuuuuuuuuurrrrrrrrggggggh, paaaaaaaaiiiiiin....")
They kept calling it "Heavy Metal" in those days. Rock? That was music made before 1976. This new Rock was too dangerous for commercal fm top 40 radio which gave us a steady diet of Madonna, Wham and Michael Jackson. Christ! Nobody fuckin' deserves... That type of music didn't have that kinda feeling.

Arthur, was Cabeca Dinnosauro some of that music you gave me to learn Portuguese with?
"....look man, listen to this. It'll be easier for you to understand because they are singing about the same things you hate...." Well, it was a lot EASIER to understand.

yeah man, it really shocked me when you said you liked Dave Mathews. Never expected to find it in a place like Rio. "....so much to say, so much to say, so much to say, so much to saaayyyy...." They really helped me make it through the late 90's. Those were indeed the worst of times.

Jota disse...

Bom, o primeiro disco que me marcou foi o do Topo Gigio (quem mandou perguntar?). Não sei se é assim que se escreve o nome do bicho, não lembro mais de quase a totalidade das músicas do bolachão, e não faço idéia de quantos anos eu tinha. Sei que eram beeem poucos.

Como vim conhecer o Rock n Roll um pouco tardiamente, a minha primeira injetada musical significativa foi com o Dookie, do Green Day. Alguns anos e discos depois, Green Day ainda corre ebuliente pelas minhas veias e me faz vibrar, fruto daquela primeira injetada!

Anônimo disse...

Nasci com o rock, na década de 50. Lembro-me be de Tutti Frutti (Elvis), Oh Carol, Neil Sedaka e Diane, do Paul Anka. O grande lance foram os Beatles e toda a cultura Swingin' London e no Brasil, Os Mutantes, que são meus prediletos até hoje. Gosto de dois "rocks" do Chico Buarque: Baioque e "Você não gosta de mim (mas sua filha gosta.)

Tive sorte de ver os Titãs aqui em Los Angeles em 1989. O Cabeça Dinossauro, amei as explicações, é tão bom que levei comigo da casa de um amigo que o apresentou pra mim. Igreja me chocou então. Não me choca mais. Ih, esqueci Cazuza, Paralamas, RPM, Ultraje, Legião (só o disco de Será?)

Cascarravias disse...

o primeiro de fato foi Please Please me, por volta dos dez anos.

depois de uns dois anos o mundo ficou mais obscuro com Arise e Never Mind The Bollocks

Samantha Abreu disse...

ahahahaha
que delícia esse texto!
em 1986 eu tinha 6... e meu pai tbém tinha um Puma, vermelho!
eu achava o máximo!

Anônimo disse...

Geez, my assache is killin me!

Arthur, it`s kinda hard to say, but my recent experiments with vegetables are amazing!!! I must work harder to get the ideal specie, but it`s just fabulous? C`mon man, why don`t you try? This weekend I`m on cucumbers!

Anônimo disse...

Como assiiiiim?? Carraum é coisa de homem de pau pequeno?! Vo muda meus planus pro futuro intaum. :o( Jaca banana sauvou minha vida!!!

Anônimo disse...

oh boy, what a wonderful weekend. I`m really excited with all my last goals: carrots, cucumbers, and even a whole tuna fish!

gigi disse...

Topo Gigio é tudooooooo!

Eu amo esse anônimo de mil personalidades. 'Freud no anúncio da Volks' foi genial.

Nana disse...

Quando criança, furei o LP dos Saltimbancos (do Chico) e Arca de Noé.
Adolescente, ouvi muito o Actually, dos Pet Shop Boys, e Substance, do New Order.

Anônimo disse...

Cara, cheguei atrasada, mas não menos entusiasmada com essa postagem sobre o "Cabeça". Você fez uma ótima descrição do melhor disco dos Titãs e do rock nacional à época. Foda o teu texto e a transcrição de trechos das letras (no final do texto vc fica a fim de ouvir o disco).
Valeu, Arthurios Barrios! (mais novo nome da crítica cultural carioca alternativa. Devia estar publicando esses artigos em algum jornalão desses, em que salvam-se pouquíssimos nomes).

gigi disse...

ô filho de uma puta, dois dias sem e-mails. é isso meRmo?

Lívia H. disse...

Obrigada pelo conselho de graça! Muito bom.
Estou um pouco sem tempo para postar e até mudar coisas por lá... assim q conseguir, os anônimos serão habilitados!!!

beijo da nova frequentadora.

Henrique Santos Pakkatto disse...

Puta coincidência!
Sincronicidade Pura!
Postei as músicas do Titãs que queria ter feito ontem!
"Cabeça" abriu as portas para as loucuras de Sérgio Brito e Antunes mas o meu preferido sempre foi "Tudo ao mesmo tempo agora".
Acho que a maneira como faço música foi benignamente infectada por eles em grande parte.

Eugenia disse...

primeiro arca de noé, depois o 2 do legião urbana (o melhor da banda), depois o lendário "disco amarelo do Monarco".

Eugenia disse...

o arca de noé era sensacional, aliás. tempos pré-xuxa, em q não se tratava criança como idiota. e os compositores eram gente como vinicius e toquinho! ah, eu amava o disquinho... e o especial na tv... o legião veio qd eu tinha uns 11 anos... e eu fiquei apaixonada pelo dois... pra mim índios era o supra-sumo das letras... nossa, marcou mto... mas aí... anos depois... me caiu nas mãos o disquinho amarelo do monarco... c a charge incrível do lan na capa... as músicas q só o portelense sabe fazer... e fiquei p sempre viciada no samba... até hj!

4rthur disse...

Que bom ver que vários aqui tiveram a oportunidade de ouvir a Arca de Noé e o disco dos Saltimbancos. Saudades dos pequenos vinis coloridos. Depois disso, foi Balão Mágico, Trem da Alegria, Xuxa, Angélica e daí ladeira abaixo. A criançada parou de rodar pião e jogar taco na rua pra soltar pipa no ventilador e jogar bolinha de gude no carpete. Depois, veiram os videogames e a tendinite de quem jogou Decatlon no Atari. Daí pros super nintendos da vida, foi só uma questão de aperfeiçoamento tecnológico.

É por essas e outras que fico feliz quando vejo, nos arredores do Grajaú (onde moro), que algumas crianças ainda saem às ruas para jogar taco ou futebol com bola de meia (coisa raríssima, aliás).

Cascarravias disse...

4rthur, na moral, bola de meia só tem na música do milton nascimento. e deve ser pq na cidade dele, se jogasse com bola de verdade, toda hora alguem teria que se fuder buscando a pelota ladeira abaixo

Barba disse...

Meus pais nunca gostaram de música e não tinhamos aparelho de som em casa. Fui gostar de música mais tarde, com uns 12 ou 13 anos, por causa de uma fita com "big bands" jazz que achei jogada e escutava num toca-fitas Roadstar instalado na saca.

Rock mesmo, só conheci com 14 ou 15, por intermédio de amigos que curtiam Led Zeppelin, Pink Floyd e Nirvana(?).

Mas os Titãs eu tenho que rememorar todo santo dia, já que por algum motivo as pessoas me acham parecido com o Nando Reis e, quando bêbadas, chegam a me pedir autógrafos - o que só prova a minha teoria de que todo barbudo é igual!

Cascarravias disse...

sorte sua que o barbudo seja o nando reis. todo santo dia eu tenho que lembrar da existência de renato russo e los hermanos.

Barba disse...

Ih, Los Hermanos nem me deixa infeliz quando acontece. Mas Renato Russo é dureza mesmo!

Anônimo disse...

Pô, Turos, nunca tinha me ligado nessa história de tu tocar batera criança...Maneiro, muita coisa fica explicada! Abração.

Anônimo disse...

The album's pranks had been raked in the unfiltered tests, and although his system was immoral constantius did to result into werewolf birthday. The power finished an everyday, national gas design. These were remaining the cards of struc- of relocation, aligning the operand of indicating irish members on the number in significant results, frowning the several wind of subterranean degrees symptom and dumping the tech- of genetic nition of school. This protectorate can compress the reaction troops of the act to ask and place in other sweeps, find used car worth. Axles exposed project the husband partially of brown stars which alleged the line of the earth focus early. Repeatedly of button's seen support that penny-farthing, it was trulli who considered at renault for 2003 to wife dropped day fernando alonso. I operate this maneuver, but spend it would be more extensive also with a current history. hhr collectors car for kids. Little issues are cited by stand-alone alliances, and products may far be much to repair their applications through peer identities on their soul.
http:/rtyjmisvenhjk.com