quinta-feira, julho 19, 2007

...Dire Straits, com Sultans of Swing

para Ledas


Leia antes de apertar o play: além de guitarrista e violonista, sou também fanático por arranjos musicais. Assim, estréio esta série onde farei alguns comentários sobre os arranjos de músicas que aprecio. Quem também é músico vai aproveitar bastante, porém buscarei usar uma linguagem que não deixe de fora quem gosta de som mas não toca nada. O upload de músicas ainda é novidade pra mim, então é legal saber de vocês se o troço está funcionando como deveria.




Sultans of Swing é, incontestavelmente, uma das músicas que mais me aprazem ouvir. Sou suspeito por ser guitarrista, mas mesmo quem não é fica impressionado com a sonoridade das frases que Mark Knopfler tira da sua guitarra, um timbre muito característico também pelo fato dele dispensar a palheta e tocar com os dedos.

Sultans está no primeiro disco do grupo, homônimo, de 1978 (ano em que nasci), e na coletânia Money For Nothing. A letra é muito boa, descreve o clima de um barzinho onde grupos de músicos tocam jazz (mais especificamente, “dixieland” e “creole”).


Logo no início, ouviremos a primeira frase da guitarra de Knopfler, e depois entra a voz do próprio – não é um grande cantor mas, pro que se propõe, resolve. Além do quê, sua guitarra de sonoridade ímpar irá costurar toda a letra com um sem-número de frases melódicas improvisadas.



A música está em acorde menor, e a mão direita do batera Pick Whiters (tive que pesquisar esse nome, confesso) está nos pratos de contratempo. Aperte o play e vamos ao arranjo:



* * *


You get a shiver in the dark
It's raining in the park but meantime
South of the river you stop and you hold everything

(agora a música vai prum acorde maior e o batera vai pro prato de condução, o que dá um brilho especial ao trecho)


A band is blowing Dixie double four time (pan, pan, pa-paran-pan)
You feel alright when you hear that music ring


(volta pro acorde menor e o batera volta pro contratempo)

You step inside but you don't see too many faces
Coming in out of the rain to hear the jazz go down


(mesmo esquema: acorde maior, baterista na condução. isso acontecerá sempre durante a música)


Too much competition too many other places
But not too many horns can make that sound
Way on downsouth way on downsouth London town


(refrão instrumental, delicioso)



You check out Guitar George he knows all the chords
Mind he's strictly rhythm he doesn't want to make it cry or sing
And an old guitar is all he can afford
When he gets up under the lights to play his thing



And Harry doesn't mind if he doesn't make the scene
(aqui um acorde bem roquenrol)

He's got a daytime job he's doing alright
He can play honky tonk just like anything
Saving it up for Friday night
With the Sultans with the Sultan of Swing


(refrão de novo, muito bom)



And a crowd of young boys they're fooling around in the corner
Drunk and dressed in their best brown baggies and their platform soles
They don't give a damn about any trumpet playing band
It ain't what they call rock and roll
And the Sultans played Creole (creole)



(agora, depois do refrão, vem o primeiro solo, que é o primeiro orgasmo dos guitarristas e apreciadores. Se fosse pra usar uma metáfora visual, diria que o som é cristalino; se escolhesse uma metáfora tátil, diria que é aveludado. Mas na linguagem corriqueira do dia-a-dia, me limito a dizer que é foda).



And then the man he steps right up to the microphone
And says at last just as the time bell rings
(vejam a habilidade do batera neste detalhe!)



'Thank you good night now it's time to go home'
And he make it fast with one more thing
'We are the Sultans, we are the Sultans of Swing'





E, finalmente, o último solo, o gozo final. É aí que Knopfler mostra sua técnica de tocar guitarra com os dedos, alternando entre indicador e polegar para produzir frases rápidas e, ao mesmo tempo, muito definidas. O êxtase da canção é no finalzinho do solo, quando ele toca a frase mais característica da música, aquela que todo guitarrista quer aprender – e que só fica perfeita daquele jeito se tocada com os dedos. O batera também aproveita e vai pro prato de condução, pra dar aquele brilho especial. Regozijo total. Depois, fade-out, fim da música, hora de acender aquele cigarrinho...




8 comentários:

Anônimo disse...

Lembro-me de ouvir a música vindo para a rua de uma lojinha de discos barata perto do Largo do Machado. Gostei tanto que comprei o disco Live "Alchemy" duplo e o tenho até hoje.
4rthur você poderia submeter sua resenha para a Lágrima Psicodélica. É melhor que as minhas e estou doente, so...

Tem também a trilha de "Local Hero" ma-ra-vi-lho-sa.

Vivi disse...

Bacanérrimo! Amo essa música e gosto muito do Dire Straits!! UHUU
(funcionou direitinho sim)

Diogo Lyra disse...

Me diverti muito com isso aqui!

Samantha Abreu disse...

não sou lá muito entendedora de arranjos e essas coisas...
mas que a "música" em si, é linda... Ah, isso posso afirmar com certeza!
beijos

Anônimo disse...

Arthur, man. I really really really don't like this tune. I like Dire Straits and the lyrics to this particular song are ok BUT the sound, man. I don't like the sound. Well why? It doesn't fuckin' MOVE me.

Now this got me thinkin' about your blog and what it really is...

I still have no idea why some people can still write less than 3 fingers worth of comments. Close to 6000 hits already. Ok eliminate Casca's obsessive visitation of ABSURDOSTUROS to know what this gringo has said of him lately, and you're still over 5000...
When you write something and post it, then you're setting the theme. Think of it as a jam session with musicians. What are we gonna play tonite? Oh, this is the groove? Should I join in or just watch or go jam somewhere else?
So I come on here jamming with every dial on my Marshall full- stack on top volume. Why not? I also experiment like crazy. What works and what doesn't... hopefully the other "musicians" catch the groove and take this "jam session" to another level.

There is a lot of talent on here. I wanna "hear" more, though. This is the POINT. WE all wanna "hear" more. Ladies are exempt of course. Just having them show up is good enough...

Arthur, dude! Shit fuckin' A god damn...I saw "The Corporation". Fuck man. That's my REALITY. Definitely not funny. What's the solution? Medival Peasant Europe is not the solution though. Remember how the Lord's were everyone's STEWARDS? I say bring back the fuckin' TRIBES, man. The enemy HATES the tribes. It's in the DNA.
Shit... hierarchies, ownership and irony are completely alien to our DNA. Now gente, the simple truth is that we are living representations to everything there is in the universe. Now ask yourselves how far from this FACT are you?
Is this crazy talk? Just look at the model we are supposed to follow then. A Corporation? This is the NEW MAN??? This is the FUTURE??? Nao gente, I refuse...I refuse...I refuse...

Anônimo disse...

People who don't sign their names on what they write are nothing less than cyberworms who should be kicked out from Internet use.

If you have so much to say, dude, open your own blog, why don't you? Then you can see what a drag it is to see you(Positively Fourth Street , Bob Dylan.)

The day they make bigger jerks they'll use you as a model.

Cascarravias disse...

tina, acreio que vc esteja mais acostumada a encontrar ao vivo e a cores cyberworms como este do que eu, entao não vou dize nenhuma novidade, mas...

esse tipo de idiota dá muita importancia pra blogs e sites; acredita mesmo que a profunda transformação (a qual só ele sabe exatamente do que se trata) será feita através de cyber militancia e outras formas pueris de auto exaltação.

a dica é seguir o clássico conselho de blogueiros acostumados com gente assim: não alimente os trolls, que eles morrem por inanição. espere pra ver como de seu comentário serão extraídas interpretações estapafúrdias.

VanOr disse...

Que bom que deu certo! (seria ainda melhor se um dia eu usasse o verbo dar certo na primeira pessoa, hahaha)