segunda-feira, janeiro 07, 2008

A sua segurança é um problema seu

O filme Nação Fast Food, de Richard Linklater, é uma mistura de Super Size Me com Pão e Rosas. O primeiro todo mundo conhece: é aquele documentário no qual o cara resolve passar um mês só comendo produtos vendidos no McDonald’s. Os resultados da “dieta do palhaço” são catastróficos, com destaque para o momento em que o cara, à revelia dos conselhos de seus médicos, diz que prosseguirá com a dieta até o fim. Um dos médicos tenta convencê-lo a tomar pelo menos alguns complementos alimentares, para não descaralhar com sua saúde por completo. E o maluco responde: “não posso, esses complementos não são vendidos no McDonald’s”.


Já Pão e Rosas é um excelente filme do também excelente diretor Ken Loach, cujo roteiro é centrado na imigração ilegal de mexicanos, que vão para os “Us and A” ser capachos dos americanos, atraídos por salários do maravilhoso mundo dos subempregos que, mesmo sendo baixos, superam em muito as cifras pagas na terra natal de nossos hermanos chicanos.


Nação Fast Food toca nestes dois pontos ao mostrar a história de um grupo de imigrantes mexicanos, que cruzam a fronteira ilegalmente para trabalhar na linha de produção dos hambúrgueres que engordarão os adiposos estadunidenses – desde o abate dos bois até a produção dos hambúrgueres em si, passando por todos aqueles processos aprazíveis de tiragem de pele, separação de rins e estômago, drenagem de litros e litros de sangue... uma beleza.


O ponto é que estes trabalhadores recebem 10 dólares por hora, pagos em dinheiro ao fim do dia (U$ 80), enquanto no México (segundo é dito no filme) receberiam algo em torno de “five bucks a day”. O personagem de Bruce Willis, que faz uma ponta de 5 minutos no filme (embora apareça na capa como ator principal), diz que “admira essa gente”, porque são “hardworkers”. Alguém aí acredita que trabalhar nos EUA nesses termos é uma oportunidade de ouro? Bom, como diriam os próprios gringos, think again.


Os mexicanos recebem dinheiro “in cash”. Por serem ilegais, não podem ter carteira assinada ou coisa parecida. E como o trabalho envolve riscos, assistem de tempos em tempos a vídeos sobre segurança no trabalho, que enfatizam que “a segurança depende de você”. Ou seja, os contratantes praticamente lavam as mãos e se esquivam de toda e qualquer responsabilidade ao colocarem trabalhadores não-especializados em contato com máquinas perigosas que ocasionalmente lhes cortam dedos, mãos, às vezes pernas inteiras. E quando algum trabalhador desses sofre um acidente, são feitos testes no hospital para detectar a presença de substâncias ilegais no sangue. Ora, é sabido que muitos destes trabalhadores precisam dobrar turnos e ter dois empregos para pagar suas despesas na “land of oportunity”, o que muitas vezes exige o uso de meta-anfetaminas e outras drogas do gênero. E se a empresa encontra tais drogas no sangue do funcionário, pode demiti-lo sem pagar qualquer direito, sem pagar sequer o tratamento feito por causa de um acidente de trabalho, ocorrido dentro da própria empresa.


E o pior é que nem precisamos ir até o outro lado da América para observar este comportamento. Esta manhã, por exemplo, ao pegar o metrô para o trabalho, ouvi algumas “dicas de segurança” pelo alto-falante da estação, tais como andar com a mochila na frente do corpo, não botar o celular no bolso de trás etc. A mensagem terminava com a seguinte pérola: “cuidar da sua segurança também é responsabilidade sua”.


Quer dizer que até dentro do metrô as autoridades se isentam da responsabilidade que possuem? Quer dizer que a garantia de segurança cabe a mim mesmo? Quer dizer que devo mudar de idéia em relação à minha postura pró-desarmamento, cagar para o postulado weberiano de monopólio da violência pelo Estado e comprar uma 9mm ou uma 380 para assumir minha própria “segurança”?



Essas são as questões que me afligiram durante o dia de hoje. E como este blog é construído com a ajuda dos leitores, queria saber a opinião de vocês em relação a estas questões, aproveitando para fazer uma pergunta que vai de encontro a este tema: vocês concordam com a proposta de algumas associações de moradores de impingir um boicote ao pagamento do IPTU, já que o imposto serviria, entre outras coisas, para o Estado garantir segurança para os contribuintes, função que há muito não consegue exercer?



.

17 comentários:

Anônimo disse...

Aqui em Minesota (New York, USA), os rapazes me pagam 14 dólares por hora só para me comer! É o paraíso!!

Anônimo disse...

Um promotor de justiça de são paulo deu 10 tiros, com uma 9mm ilegal, num motoqueiro desarmado que tentou assalta-lo. Acho que estamos caminhando pra isso, o cada um por si mesmo. Lembra a coroa q atirou num vagabundo na praia do flamengo? foi condecorada na alerj e tudo!! vivemos tempos duros aqui no rio de janeura, acho que acaba cabendo a cada um mesmo sua defesa. Mas ainda não ando armado.

Samantha Abreu disse...

Ah... tenho medo de assistir esses filmes. Puxa vida...
sou uma fã das "porcarias". Adoro os tais "supérfulos perecíveis".

Se não fosse tão catastrofico, eu seria uma das que viveria apenas disso.
:D
beijo!

Jota disse...

Eu vejo o Estado como um grande mal necessário, uma maquiagem de "civilidade" que se propõe ser uma organização que garantiria direitos coletivos e individuais a uma malta de selvagens energúmenos. Acontece que o Estado é composto da mesmíssima matéria prima da malta: selvagens energúmenos. Por maior que seja o grau de instrução de um ser humano, sua natureza ainda é animal, e se eu for falar por experiência própria, os poucos indivíduos que eu conheço que atingiram um grau relativamente elevado de refinamento de caráter e de capacidade de relacionamento interpessoal, são inteligentes o suficiente pra não ter a intenção de se envolver com política.

Eu não acho que a população brasileira tenha a capacidade de se organizar pra peitar suas representações "democraticamente" eleitas. Acho que um boicote ao IPTU resultaria em xongas, mas sou totalmente a favor da iniciativa. Assim como sou a favor que você, Arthur, saia de casa armado, pra meter um balaço na cara do primeiro vagabundo que vier querer roubar tua carteira. Não acho que isso seja positivo. Não acho que isso venha a resolver o problema. Não gostaria de estar perto e me arriscar a levar uma bala do teu revolver também. Mas não acho que o meu governo ilegítimo deva arrecadar nem um centavo sequer em nome de propostas de solução de problemas que nunca são implementadas rigorosamente. Isso é, literalmente, pagar pra ver. Pra ver que o caos em que se mete um grupo suficientemente grande de pessoas, quando em convívio, não tem solução.

É essa merda aí, mesmo. Não tem nenhuma outra. Quem não gostar que se mude, ou que se foda.

tina oiticica harris disse...

Sou contra o porte de armas aqui nos EUA ou no Brasil. No Brasil é imperativo que haja mais democracia econômica. É revoltante ver a pobreza e a riqueza lado a lado e entradas de serviço.

Achei seu reporte sobre os trabalhadores aqui nos EUA exagerado. Em sua vasta maioria os latinos são conservadores e seo usam drogas os marginais. A meta-anfetamina é usada por todos indiscriminadamente. É vício e é de fácil fabricação e manutenção.

Não vejo imigrantes reclamando; vivo no ghetto latino/negro/asiático. Têm saudades, mas não podem sair do país. Mas Los Angeles é uma cidade sem vizinhos para todos, sem discriminação de cor ou profissão. É como o filme Crash.

Belo post, mande o link para o UAblogspot que publico. Já foi lá conferir, 4rturo? Beijos

Anônimo disse...

jota, você é um imbecil. não se pode ser inteligewnte e se abster de política ao mesmo tempo

Anônimo disse...

Look at all of you mother fuckers who hate me because I disturb you. FUCK YOU!!!!

Yeah, Ms. Harris, what does LA NOW remind you of??? Tijuca??? It's terrifying I know. You should see how they have ruined where I live. Paraibas todo lugar...Our negoroes even hate them with a passion.

Ahhh my dear chupacasca....the bolivians are now emmigrtaing to SP. They are now your Mexicans. FUCK GLOBALISM.

Anônimo disse...

Arthur man I am trying the best I can. I am out here on the perimeter fighting like a mad dog but our generals no longer have the will to fight. What is the fuckin' point?????

I have personally made over 100 people think like I do but it all seems in vain.

This past week was the craziest ever. Obama won New Hampshire. Hillary is the new donna grossa. Paul sold us out. I am so sick of this square boyscout bull shit.

Everyone up here now knows who I am. God how they hate me. No...they are nothing like chupacasca, Edu the Tijuca coward or any of my Brazilian enemies. These Americans are much worse...

Anônimo disse...

I feel the hate. Why? Because I disturb them all. Limp Bizkit's mission impossible II is the music.
".. Now I know why you wanna hate me, Now I know why you wanna hate me, Now I know why you wanna hate me..cuz HATE is all the world has seen lately!!!!!"

Obama won New Hampshire, Oswald never shot Kennedy, we never went to the moon and Rio is hell on earth. The truth hurts I know.

Anônimo disse...

Essas são as questões que me afligiram durante o dia de hoje. E como este blog é construído com a ajuda dos leitores, queria saber a opinião de vocês em relação a estas questões, aproveitando para fazer uma pergunta que vai de encontro a este tema: vocês concordam com a proposta de algumas associações de moradores de impingir um boicote ao pagamento do IPTU, já que o imposto serviria, entre outras coisas, para o Estado garantir segurança para os contribuintes, função que há muito não consegue exercer?

yeah Dani, dona grossa and edu glodenturd, I can actually read this portuguese shit. I should win an Oscar for playing the typcally stupid gringo...How I hated you all. You are worse than my fellow americans. You are brazilians pretending to be terrible americans. UNDERSTAND????

Anônimo disse...

rev-911..please go back to Revolution -1. The beatles say it all with this song. You can feel it. I love you man, despite your agony and despair.
You're f'real. You're the hardest of the hardcore. I wish more of your brazilian brothers were like you. I have been trying hard to convince Arthur here that Al Gore and spiderman will not save the world.

Arthur man, why do you consort with an obvious sellout and Judas Escariate like Edu??? Where is he in this gun fight? Chupacasca has more balls than him.
Edu only swims in Tijuca because the oceans of the world terrify him.
Message to Edu: dump the bitch. You are now better than her. ohhhhh if I could be Edu Goldenberg for a week. I would have Rio on it's knees...

Yeah Edu man, I envy you but it's not because of the cunt you sleep with everynight. It's because you have the lawyers, guns and money to DO IT!!!!!

Anônimo disse...

It's all about self-determination. Being you is an illegal thing. I am more I and all of that shit. If I am more I and you are more you then we are more we. So simple yet so difficult to do.

Arthur man, I am laughing. I have taken everything I have written on Turos and brought it here to the USA. Oh god how they hate me but I also have many fans. I have personally created another american civil war.
I am getting so laid too. Wanna know my secret people??? Talk to women like you have fucked them a million times already.
Gigi, Dani and the rest...I have fucked you a million times already and you know it. Feel grateful because I still want more...It's one helluva a compliment.

Anônimo disse...

So many must ask Arthur why he tolerates me the evil gringo. Arthur knows I am trapped in Helm's Deep and the Uruk Hai are coming. The enemy is beating down the main gate as I now write this.
If we in Helm's Deep go down then so do you. Those of you who still have a soul..pray for us fighting like mad men in Helm's Deep.
This is serious and I dont think I'll live to see the dawn. Sound the horn Arthur man...we are ready for one last glorious charge. We'll kill as many of the enemy as possible. Our lives will buy you time to help prepare you guys for when the Uruk Hai finally come for you.

Anônimo disse...

Extremely Boring Gringo

Anônimo disse...

Arthur man,

I know I´m a piece of shit. A big piece of shit, but, at least, I entered in this world through an asshole. But I like Minesota.

I´m realy sorry for offending you. Specially Casca. I love you all. I Really do.

Today I had a great day. I went to my ginechologist and he sad I didn´t understand that I´m not a woman. If I´m not a man, what am I??

After a lot of thinking, I ate some eggs and went to the bathroom. Slept some after, and wrote all this crap you see here.

I´m still doing the best that I can. I can read portuguese but I write in english here, so people don´t understand completely all the crap I think. UNDERSTAND???

Anônimo disse...

I totally agree.

Anônimo disse...

Qdo começou a descrição sobre o que faziam com as pobres vaquinhas, eu pulei para as últimas linhas do texto. A primeira vez que quase-li, pensei que aquelas pedrinhas bonitinhas coloridas fossem a moeda que pagavam os imigrantes legais.

Em minha defesa, digo que a maior parte do meu conhecimento sobre drogas foi extraido de filmes americanos. Dai, as minhas expressões idiomáticas traduzidas ao pé da letra "estou limpinha", "o cara tava alto"... sério, eu preciso andar num "ghetto" e corrigir isso.

Qto ao porte de armas, sou contra pelo simples pensamento de poder carregar. Já pensou EU com uma arma? Quem ia ganhar com isso?