sábado, dezembro 29, 2007

Mudança



Há mais de um mês eu procurava sair do perrengue que é levar mais de uma hora pra chegar ao trabalho e quase duas pra voltar pra casa. Visitava sites de imobiliárias quase diariamente, e fazia o difícil percurso de conhecer um número incomensurável de apartamentos, a grande maioria toscos e apertados.


Esta é uma diferença marcante entre a zona norte e a zona sul do Rio de Janeiro. Naquela, os apartamentos são suficientemente amplos, enquanto nesta qualquer quarto e sala é um ovo, não de avestruz ou galinha, mas de codorna mesmo. As pessoas que realizam a transição zona norte - zona sul geralmente se contentam em morar em cubículos, já que, afinal de contas, estão indo para a zona sul. Não foi o meu caso. Minha mudança tinha a ver com a distância e com as intermináveis horas que eu perdia de vida dentro de ônibus, muitas vezes lotados. Por isso não bastava ser zona sul no sentido estrito do termo – ou seja, Copacabana, Ipanema, Leblon. Não queria nada disso, mas sim um lugar que fosse bem perto do trabalho. Por isso, me concentrei na área que considero “centro-sul” do Rio: Flamengo, Catete, Laranjeiras (a parte baixa, claro).


E foi neste último bairro que consegui ser feliz: uma sucessão de acasos e lances de sorte fizeram de mim um ilustre morador do bairro das Laranjeiras, a uma quadra do metrô do Largo do Machado, a quinze minutos (e não mais 1h40) do trabalho. A Internet foi instalada há pouco, e posso finalmente voltar a escrever, ler e-mails, essas coisas. Mudar é um perrengue sem tamanho, e a sensação de ansiedade com todas as mudanças se mistura ao estresse de resolver pendengas com Light, CEG, Telemar, Oi, proprietários, administradores e cartórios.


Mas o mais difícil é adaptar-se a viver no olho do furacão. Até semana passada, eu morava no pacato bairro do Grajaú, que um amigo chamara (com certo exagero) de “a Urca da zona norte”, tal a tranqüilidade do bairro, com suas ruas cheias de tamarindeiras, seus botecos com bêbados conhecidos (e não alcoólatras anônimos) e suas confeitarias magistrais (me dói saber que o Vilamore não estará mais a passos de distância). O silêncio reinava no meu apartamento – a não ser quando era eu mesmo o causador de barulhos até altas madrugadas, que já me renderam penosas multas de três dígitos.




visual da minha janela no Grajaú, com ampla área verde
e o Morro dos Macacos ao fundo.





Agora, parece que estou no centro de convenções da Babilônia: carros, ônibus, comércio, lojas Americanas na porta de casa, mil pedestres pululando por todos os lados, um frenesi rasgado. Sei que sentirei falta do meu cantinho aprazível da zona norte, mas não há nada que pague a tranqüilidade de se morar perto do trabalho e, claro, do boêmio bairro da Lapa, destino de 90% das minhas incursões noturnas.




visual do novo apê em Laranjeiras, com a pontinha do Morro da Urca
e do Pão de Açúcar de brinde.



Ano novo vem aí e, já que estou no caos urbano mesmo, e valendo-me da máxima de que um peido a mais não é nada pra quem já está cagado, passarei o reveillon em Copacabana, na companhia de 2 milhões de pessoas e ao som de 22 mil bombas e fogos de artifício. Quem viver verá.



Beijos a todos e boas entradas, independente de sua preferência.


.

28 comentários:

Bianca Feijó disse...

Poxa,eu sei bem como é estressante uma mudança,principalmente se é para outro estado,mas não foi seu caso.Mas se mudar para um bairro mais agitado sempre dá a sensação que todos os dias são diferentes e vc saiu da rotina.
Desejo felicidades na sua nova moradia!!!Pela descrição achei muito legal...
Beijos!

Cascarravias disse...

arthur, larga de drama. tua casa agora é mais perto da lapa do que a do graja.

4rthur disse...

Mas foi o que eu disse! Estou mais perto da bagunça e, pra Lapa, todo santo ajuda.

Paulo Bono disse...

boa sorte, arthur.

Eduardo Goldenberg disse...

Serás - já és, a bem da verdade... - meu vizinho de segunda a sexta-feira já que eu trabalho na Galeria Condor, segundo entendi a uma quadra de sua nova casa.

Tenho poucas dicas - que você sequer pediu... - mas lá vão:

01) na Galeria Condor tem o grande árabe da cidade, no preço e na qualidade: a Rotisseria Sírio Libanesa;

02) há butecos de responsa na Praça São Salvador, a menos de 10 minutos a pé de onde você está morando. Num deles, cujo nome me escapa, há um grande garçom, o Vampiro. Você irá reconhecê-lo na primeira visita, quando os caninos do cara roçarem seu ombro mesmo a contragosto do cara;

03) no próprio Largo do Machado há a Adega Portugália que tem um bom chope e um tira-gosto melhor que o outro, com destaque para o jiló a viangrete;

04) ali pertinho, também, na Senador Vergueiro, tem a Majórica, a melhor carne da cidade na minha modestíssima opinião. É caro, mas vale de vez em quando a extravagância;

05) isso para não falar do Lamas, na Marquês de Abrantes!

Beijo, querido, e muito axé no ano que se inicia.

gigi disse...

Tutu, quero as fotos do Rave.

tinhamo

Jota disse...

Eu tenho uma relação de amor e ódio com mudanças. Apesar de ser um pé no saco resolver toda aquela logística cruel, a expectativa de um novo lugar e da nova vida que o acompanha é uma delícia.

Boa nova vida pra vc.

larica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
larica disse...

Muito bom seu blog! Achei pelo todo poderoso Google sem querer. Ainda não li seus outros posts, mas gostei muito do post falando sobre a relação entre o Rage Against The Machine e os Beatniks, que eu desconhecia completamente.

Abraços! Dê uma conferida no meu blog.

Vivi disse...

Feliz apartamento novo, Arthur! Tudo de bão!

Unknown disse...

rapaz, que excelente, conheço bem a área e tenho certeza que vc será mto feliz lá!
infelizmente, minha vida nao me tira de nikiti, trabalho, mestrado, academia de ginastica, tudo em niteroi... vou acabar ficando por aqui, em breve sou eu que estará entre caixotes, te convido quando o novo apê estiver montado e eu ja tiver mudado!

beijos e feliz apê novo!

Samantha Abreu disse...

ô querido!
puxa, que coincidência...
eu também mudei, faz um mês.
de um apê pra uma casa espaçosa.

Só resta me acostumar a dormir numa casa, já que sou meio neurótica com violência.
mas tô gostando.
Agora tenho quintal com pé de laranja lima, jabuticaba e romã.
Um delícia!

Felicidades pra você no apê novo!
E feliz ano novo!
Um beijO!

Anônimo disse...

Mudanças são sempre boas. Nós adoramos Laranjeiras, mas temos medo do ano novo em Copa. Bem ao estilo "quem viver verá", mesmo. hahaha Mas a gente sempre sobrevive.

Anônimo disse...

, seus botecos com bêbados conhecidos (e não alcoólatras anônimos

What the fuck are you saying here my dear Arthur???? Que fuckin' isso, cara...just one fuckin' e-mail telling me to stop would be enough.

Man, you are soooo enamored buy this Edu cat. Why? Look...I walked into his beloved neighborhood of Tizzzzzhuuuuca...ate all of it's delicious food, drank all the beer, smoked all of the maconha and definitely slept with many of it's women. Could he do the same where I live now? Could he do the same anywhere outside of Tijuca????
The guy is a beached whale man. A beached whale lamenting inside of a fishbowl. This is why he always hated me. I walked into his stadium and laughed my ass off...

Now look at poor casca...the guy thought he was an honest intellectual before he met me. Now look at him. Casca and Edu...you may both fool your poor pathetic porteiros every morning but you can not fool the world.
Vai...vai...both of you return to your caves of pathetic self-delusion and spare Arthur with your nonsense.

Anônimo disse...

Arthur I liked your old place in Grajau. To call it the Urca of the North Zone is a great wrong though. Grajau has much better looking women and absolutely no gringos contamidating it's essense.
Urca...I spent 2 years of my life there. No good looking women..ok there were two and I got to know them but extremely rare for a place like Rio. Racism rules in Urca. If you aren't white then you are nothing. The darker the skin the more they must clean. And if they are paraibas???? Shit, nothing can be as low in Urca. Even the dark skin slaves feel superior to the paraibas in Urca...

Anônimo disse...

I look at this photo of your's Arthur and it brings back a lot of memories...
I lived directly below the sugar loaf. I could touch it with my hands every morning before going to work. Yeah, I lived there rent free. Everything was for free. None of you can ever experience this I know but dont hate me for it. I had a terrible price to pay. Had to spend four fuckin' long days in Meier so Tom Cruise could fuck his gay carioca lover of 20 years Roger, on my bed without anybody knowing this. Especially a gringo like me. Tom Cruise is gay and you have officially heard it here on Turos. And to think the mother fucker told Dona Claudia to throw me out on the streets with the dogs...
She laughed her ass off when I landed in Vidigal. She like my ex-wife thought I would surely die. Just the opposite happened though. To be a gringo living in a favela makes him a god.
No Arthur, I won't glamorize poverty like many gringos have done already. There is nothing cool about total despair and poverty. Damn...I still miss vidigal more than any other place. It was soooo fuckin' real man.

Anônimo disse...

So now you live in Oranges. This makes me very happy. It was in Oranges while riding the bus one morning where I saw a guy suffering from polio walking 6 dogs. I kept thinking of the wife back in Meier with her PHD who slept until 1pm everyday. So fuckin' irresponsible and lazy she was. Casca? You readin' this???? You may fool your porteiros but you can't fool the world...

Why did she try to kill me? She said I was too carioca for her. Can you believe it???? Ahhh but she understood what many others I knew down there could not. The funniest thing.
Dani would always speak to me like I was some stupid caipira. Who is the real caipira Dani??? Where I grew up looked nothing like Volta Redonda. Now look where you have ended up nowadays and to think I actually felt sorry for you. Bem feito...bem feito...bem feito...Rssssss ;P Just keep shakin' 'dat ass though!
Edu man...she is only using you. Dump her on the streets with the dogs! Save your money and more importantly your soul. You want me to stop laughing at you. Do something for real, man. Yeah, feel like a jack ass sometimes but it's worth it.

Anônimo disse...

So it was one night in Grajau that me, Arthur and Pierre were together. God I hated Pierre, man. He was sooooo fuckin' arrogant and his english sucked.
I remember one day Pierre asked me why I couldn't look more carioca. Always Gahhetch Gahhetch Gahhetch with this mother fucker. Nothing could be more insulting for a gringo than to dress like a carioca. I am sorry but many men in Rio dress like poor gays.
Tom hated Pierre too. We would both sit in the lounge and notice how Pierre wore the same shirt for three days in the same week. Tom hated him more than I did.
This all changed one day though. Are you both listening Casca and Edu??? Ok, the infamous Pierre instigated the great rebellion of 2004. Without him it wouldn't have been possible. God...Tom and I loved the guy afterwards.
Once again Dona Grossa, Dani, Edu Goldenberg and that shit eating maggot Miguel, were trying to steal our 13th salary. Pierre led the fight and we WON. We got our money.

Edu and casca? You want me to kiss your asses??? Fight...FIGHT FIGHT FIGHT FIGHT FIGHT FIGHT!!!!!!!! I'll be throwing rose petals before your feet for the rest of your lives if you both do this. Ahhhhh the best revenge isn't it????

Anônimo disse...

Now Arthur man, you may be asking yorself why I have been so harsh to those we knew. I haven't spoken to any of those people for 18 months. They are what we call...FAIR GAME.
I miss all of them though. Even that pathetic idiot Vitor Martins.I miss all of it too, man. I miss THE LIFE. It's why I come on here and do what I do. It helps me forget the new hell I am now experiencing. Casca as usual you are so wrong.
You can look out your window Arthur and see Pao de Acucar. Me? When I look outside my window I see typical american suburban nothingness. You win Arthur, man.

The forces of american imperialism won in Iowa as well. Dr. Paul got his ass kicked. It was awful. Now we are going into New Hampshire. If the old man doesn't do well this Tuesday then the rEVOLution is finished. Tuesday is going to be the longest of days. I can't think of what will happen if we lose.
Obama is a total fraud. He is only selling more Tommy Hilfiger jeans with Lenny Kravitz. If he wins then expect more war and horror. I can hear casca laughing and laughing. Shit...

Anônimo disse...

Arthur, good luck with your new place. If some of your neighbors hate you then so fuckin' what? What the fuck do they know about anything? A beached whale is a suffering and angry beast. You'll find Edu Goldenbergs everywhere you go in life.
I know I know I know...but one day Arthur man, you're gonna understand what I have been saying. You'll eventually understand that "crazy" is a beautiful place to be.
As for the rest of you reading this...you're doomed and DESERVE IT.
"....Now you do what they told ya'...Now you do what they told ya...Now you do what you they told ya'...Now you do what they told ya'...."
You seek salvation and redemption? Carpe Diem...Carpe Diem...Carpe Diem...
Fuck you I won't do what you tell me..Fuck you I wont do what you tell me..fuck you I wont do what you tell me...MOTHER FUCKER!!!!!!!

The sun will soon rise and I am now out of beer. My empty bed is calling me. Before I go I will say one more thing. I have read what I have written on your blog these past 9 months and it's some of the best I have ever seen by anyone...anywhere.

Nite nite!

Adriano Caroso disse...

Parabéns pelo novo lar. Espero que você seja muito feliz por lá. Parabéns também pelo blog. Continua muito legal e seus textos são deliciosos. Boa Sorte Arthur!

Cascarravias disse...

gringo, pede Haldol pro teu médico. Dói mas funciona.

Anônimo disse...

Fala Garret!! E aquela tua hemorróida, já tá melhor?

Anônimo disse...

Hello everyone! My name is Garret, and I kiss my american friends on the lips.

Tchello Melo disse...

Suderj informa: saem as tamarindeiras, entram as laranjeiras!

Anônimo disse...

Eu morava até agosto de 2007 bem pertinho daí.

Já que você sente falta do verde, aproveite também o Parque Guinle!

Seguindo a Laranjeiras em direção ao Cosme Velho, na rua do Mercadinho São José (que é outro barato), ou seja, na primeira à direita, entre. Esta é a rua Gago Coutinho. É uma rua em "L". Na quina do "L" tem um enorme parque maravilhoso.

Seguindo de volta para o Largo do Machado, ainda na Gago Coutinho, aos sábados tem samba no buteco da rua. E é de lá também que no carnaval saem vários blocos bons como um de frevo e o Imprensa que eu Gamo.

Todo primeiro sábado do mês tem roda de capoeira no Mercadinho São José. Se tiver vontade de aparecer por lá, pode se apresentar pro pessoal dizendo que foi indicação da Doce de Leite (eu), aluna do Parafuso. O pessoal é muito legal e é comum fazerem samba de roda também.

Tenho certeza de que você será muito feliz por aí.

E, trocando, se tiveres alguma dica dessas de São Paulo, tô aceitando.

:-)

Adoniran Leblon disse...

Boa sorte com a vida nova!

Fui uma das dois milhões de almas que se amontoaram em Copacabana neste ano novo... Não sou do Rio, mas adorei aí. Vou continuar fussando no seu blog, com licença...

Rackel disse...

Vc podia ter se mudado pra santa teresa... continuaria com o bucolismo do grajaú (seria ainda mais quieto), estaria pertissimo do centro, morando num apt maior e pagando pouco por isso...

=)

bjs e bons ventos no blog e na casa nova!