sexta-feira, janeiro 25, 2008

O aposentado de Copa

O senhor de pele clara e olhos verde-acinzentados pode ser encontrado no Pavão Azul, local para onde fui levado por minha bonita por indicação de amigos dela. O pé-sujo incrustado em Copacabana oferece o mínimo que se espera de qualquer boteco: cerveja gelada de garrafa e um petisco decente – no caso, pasteizinhos. Cheio de gente, tivemos que esperar uma mesa vagar, e o simpático senhor que bebia sozinho em uma das mesas – vamos aqui chamá-lo de Seu Copa – gentilmente convidou-nos a ocupar as cadeiras vazias.


Naturalmente, não pudemos declinar o convite, nem esquivar-nos do papo que Seu Copa já engatou antes que pudéssemos esquentar os assentos daquelas cadeiras de plástico. Como Seu Copa mencionava antigos presidentes, rapidamente apurei o ouvido na esperança de ouvir histórias interessantes dos tempos de outrora. E mais rapidamente ainda, Seu Copa começou a revelar traços marcantes de seu posicionamento político.


Sempre afável, de fala mansa e pausadamente, Seu Copa desculpava-se por ser uma pessoa antiquada, e dizia que ainda tinha muito que aprender com os novos tempos. Porém, em que pesassem essas revelações, Seu Copa defendia que a miscigenação representava um risco para a integridade das culturas; para ele, uma vez que brancos e pretos (termos usados por ele) se misturassem, tanto a cultura negra quanto a cultura branca seriam diluídas e sairiam perdendo. E concluiu que melhor seria se os brancos ficassem entre os brancos e os pretos entre os pretos, aproveitando para posicionar-se contra o regime de cotas para negros das universidades.


Neste ponto, Seu Copa apressou-se em dizer que não era racista, que inclusive tinha amigos pretos, “alguns até mesmo com doutorado”, e que estes mesmos pretos doutos achavam uma humilhação ter algum tipo de vantagem competitiva (quase pude imaginá-los aplaudindo uma suposta sociedade meritocrática).


Daí pra frente, enquanto as garrafas de Original pousavam em nossa mesa, fui questionando Seu Copa sobre seu passado. Contou-me que era aposentado da FAB (onde meu pai trabalhava como piloto quando nasci) e que viveu os anos da “revolução”, referindo-se ao golpe militar de 1964. Disse-me que, àquela época, teve que fazer uma escolha entre o comunismo de Fidel e a “liberdade que os Estados Unidos traziam”, optando, assim como a maioria de seus colegas, pela segunda opção. Orgulhoso, abriu um sorriso para contar que, hoje, tinha a certeza de ter feito a escolha certa.


Daí pra frente, nossos amigos chegaram e já éramos sete pessoas na mesa – contando com nosso ilustre personagem, que dizia sentir-se muito bem na companhia da juventude e aproveitou para pedir uma farta rodada de pastéis para a mesa, por sua conta. Vendo seu grande interesse por assuntos da política e sua marcante postura em assuntos deste campo, passei a citar alguns personagens da nossa história recente para extrair suas opiniões e impressões. Revelei, por exemplo, que guardava alguma simpatia por Jango, o presidente deposto pelo regime militar. Para Seu Copa, Jango foi “um fraco que se deixou levar” – no caso, pelos ideais socialistas, que realmente não parecem fazer a cabeça do aposentado de Copacabana.


- E quanto a Lamarca, o que o senhor acha dele?
- Esse foi um traidor filho da puta! Não gosto nem de ouvir o nome.
(...)
- E o Che Guevara?
- Um assassino repugnante! Um assassino, um filho da puta!
(...)
- E quanto ao Brizola, seu Copa?
- Odeio! Odeio o Brizola! O Brizola acabou com o Rio de Janeiro por causa dessa simpatia que ele tinha com as favelas.



Não há, garanto, qualquer exagero nas declarações supracitadas. Pra dizer a verdade, fui ficando tão impressionado com o depoimento de Seu Copa que puxei um guardanapo da mesa, saquei uma caneta da mochila e comecei a anotar as frases do aposentado, que saíam pausadamente de sua boca, enquanto aqueles olhos nórdicos sorriam para os convivas presentes à mesa.


À exceção de uns poucos e delicados momentos, procurei não discordar daquele senhor, talvez por estar um pouco cansado deste papel, talvez por acreditar que dificilmente alguma coisa mudaria na cabeça dele àquela altura. E tenho certeza que Seu Copa foi dormir com um largo sorriso naquele dia, feliz por ter passado bons momentos na companhia da juventude.

38 comentários:

Eduardo Goldenberg disse...

Com a graça dos deuses, daqui a pouco o abjeto velho não mais estará entre nós. Há de morrer engasgado com um dos pastéis que, alegremente, paga para os meninos na esperança de ser comido.

Anota aí, malandro, o velho é bicha e dá o brioco murcho desde os tempos da FAB.

Impressiona-me seu controle.

Eu não teria agüentado um segundo depois da primeira merda pronunciada.

E tu acha que a biboca tava sozinha numa mesa por quê?

Porque é chato para caralho e espera, como espera pica, diariamente, incaustos novatos na área, como você nesse dia, para poder derramar a quantidade de merda que derrama pela boca (mole, aposto).

Abração.

Tchello Melo disse...

Sua estarrecedora paciência, meu caro, foi maior que a de Jó!

Cascarravias disse...

nao poderia ter nome melhor. se pedissem pra um cartunista, não conseguiriram caricatura melhor do carioca classe média com pretensões de conhecedor de verdades.

que asco.

Juliano disse...

Esse 'personagem' é muito mais comum do que a gente pensa. Na verdade, ele é a maioria, eu ouso afirmar. E não só na classe média! Aí é que está o busílis! O povão, em grande medida, é bastante reacionário tb. Qq conversa de botequim com um 'amigo' de balcão dá bem essa medida. Mais do que convicção política à direito é a vitória do senso comum. Lamentável. No seu lugar eu teria ido pro sarcasmo e teria botado pilha no velho, elogiando o Figueiredo, o Roberto Marinho e o ACM, só pra faze ele de otário, numa espécie de revide íntimo. Mas é uma história ilustrativa e construtiva. Que sirva de lição para nós, 'juventude esclarecida' que muitas vezes se percebe como medida da realidade. A realidade é o Seu Copa, lamentavelmente...

Bianca Feijó disse...

sempre defendi que cada ser tem sua opinião e devemos respeitar cada, agora RADICALISMO total, quÊisso.Véio louco!

De qualquer forma gosto do jeito que vc compõe seus textos...

Beijos Arturoooos...

Clareana Arôxa disse...

tem algumas pessoas que por mais que as opniões sejam contrárias, acrescentam alguma coisa, nem que seja um "eu nunca pretendo pensar assim".E é nos bares, com uma boa ceveja que chegam as grandes idéias e ideais.

Passa lá pra respirar e deixar um pouco de poesia sempre que quiser!

beijo em você!

.leticia santinon disse...

Seu blog é muito bom. Voltarei aqui mais vezes.

E o Seu Copa é um escroto, mesmo que seja um velinho bonzinho e bonitinho de olhos azuis. Engraçado como a velhice costuma redimir as pessoas.

Foda-se também, como você mesmo disse, ele é assim e ponto, nenhuma outra opinião o fará refletir.

Anônimo disse...

O melhor de todos é o primeiro post. indignado com as opniões preconceituosas de seu copa, goldenberg tenta desqualificá-lo chamando-o de bicha... homofobia, preconceitos... o seu copa pelo menos tem a desculpa da velhice, esclerose e tal.

Jota disse...

E o velho voltou pra casa com a satisfação ariana de ter guiado mais um punhado de jovens incautos por caminhos direitos.

Vivi disse...

Você fez bem em ficar na sua, ouvir o seu Copa, e presentear-nos com essas pérolas. Pena que sua vontade de ouvir histórias interessantes do passado foi frustrada. Postei notícias minhas lá. Valeu pela visita! Ficou muito boa a nova cara do absurdosturos.

Cascarravias disse...

Na minha opinião esse velhinho deveria passar os anos que restam de sua vida maldita em um campo de reeducação.

Clara Mazini disse...

Ele deve ter dormido muito bem, obrigado. Já você, aposto que teve uma baita indigestão...

Paulo Bono disse...

amigo rubro-negro,

não me canso de dizer, isso aqui é absurdamente muito bom. quando leio essas suas paradas, imagino um programa de tv roteirizado e ancorado por você. ia ser muito bacana. como é bacana conversar com os velhos Copas da vida.

abraço

Lia Drumond disse...

Conheço muitos Copas, mas sempre me pergunto se atrás de tanta revolta e desesperança há uma vida cheia de tristezas... Figura esse cara, no mínimo.

Anônimo disse...

Arthur man, I'm writing from heaven. As you read on internet, I got an overdose, and passed from this to a better one. That slut wanted to take my kid from me, but I'm pretty smarter and died first.

Here is quiet boring: the sex of the angels is no one, and I guess people in Caribe and Africa make a lot of sins, because I can't find anyone of my beloved black cocks.

From my room I can see Ronnie Reagan and Pinochet playing bocha; your Roberto Marinho and ACM talking about horses and cuisine, and our heroic gi joes playing the 9th symphony... Strange, I couldn't see jesus anywhere.

Madame S. disse...

hahahahaha
tem uma figura parecida aqui nas redondezas, nossa, tenho que fazer um post em homenagem a ele
Entretanto, segundo o próprio, na época ele não apoiou a "revolução" não. Mas hoje apoiaria, "pq as coisas não têm mais jeito"
aH!
"naquela época podia andar com ouro na rua e hoje não"

Tem que rir...

Anônimo disse...

qual seria a vantagem da velhice sem a prioridade nas filas, as bolas de futebol das criancinhas para furar e dos jovens desavisados procurando lugar para sentar?

Anônimo disse...

Arthur man, I just found Satan here.

Anônimo disse...

Arthur man, after that meeting with satan, I'm tasting a kind of assache...

Anônimo disse...

Sacanagem o que o teu amigo escreveu sobre mim no Fundo de Quintal Literário...

gigi disse...

affe. estou sumidinha de blog mas venho aqui te ler. beijos.

Anônimo disse...

arthur man, I'm really sorry. you people lost your most wonderful artist.

your ignorant and disgusting friends would never understand it, cause they're not here, they're not me. Bit after all my beers and joints, after the thousand women I got, after all my delicious and fucking fantastic life, I can say: Beto Carrero was the best!

Anônimo disse...

Arthur, I know That I'm not making my job - coming here to say any bullshit in a hundred lines and call everybody loser, cuz I'm american. there's a good reason, and I know that you will take it.

Last december I met a person, and I've been very busy (if you can understand me). Oh man, this is just like heaven, better than a dream or a good trip. Claverson is my soul mate and I prey every fucking morning to Baal to protect this union. Arthur man, I guess I found true love

Samantha Abreu disse...

puxa...
eu sou da opinião de que vale a pena escutar,
e concordo com você no final: não havia o que ser mudado no velho. Era dele. Era ele.
Sabe como é?!

Mas a convivência, a troca, o bate papo e a cerveja são perfeitas trilhas pra dias assim.
Beijos, querido!

Paulo Bono disse...

Meu velho, passei longe da pancadaria. Já estive perto há alguns anos atrás, mas hoje saio no bloco do Vô na Manha. Valeu a lembrança, arthur.

abraço

Samantha Abreu disse...

xexeca é muito mais a cara delas!
de todas!
ahahahahahaa

xereca dá impressão de bicho.
pelo menos pra mim.
Sou assim... palavras me dão impressão de bicho.

quer ver outra?
blasfêmia me lembra caramujo, lesma, coisa gosmenta.
sarau me lembra cobra.
canivete me lembra passarinho.

é.. sou mesmo,
ahahahaa

Um beijo!

Anônimo disse...

mais um dialogo excelente, cheio de idéias brilhantes. Acho que aqui, Dona Copa foi ao carnaval.

http://www.youtube.com/watch?v=1nHbp93Nfig

Anônimo disse...

se sei digo que sei, se n�o sei digo que n�o sei, e pronto. � papo dez, e tapas leves, e toca pintinho...

Anônimo disse...

massageie meu c�rebro , smithers!

Anônimo disse...

mulheres são de Venus, homens são de Marte

Anônimo disse...

N�o contavam com minha ast�cia!

Let's disse...

bah... post fodah esse!

eu memeto muito em situações desse tipo... e eu sempre penso: não adianta, não vai ajudar...

quanto aos shows da bjork, consegui ir no rio e em curitiba!!!!

maravilhosos, é o que posso resumir, hehehehehe...

é por isso q gosto de bjor: com ela não precisamos pensar, só sentir, hehehehehe...

bjus!

Anônimo disse...

Who the fuck is Claverson??? What the fuck is Seu Copa??? Who the fuck gives a shit???

the immature girl disse: bah...post fodah esse!

Well? She's right.

Ok Arthur man, I'll leave casca and the rest alone tonite. I'll leave that pathetic imposter of a human, Edu Goldenberg alone tonite. You call this guy a friend? He owes us both money that his cunt stole from us a few years ago...just a simple reminder.

When I first entered TUROS, I was shocked to see my dear Arthur consorting with a maggot as low as Edu Goldenberg. The fucker even kissed my dear Arthur.
It was then I realized an opportunity that I never thought possible was going to happen. SACANAGEM!!!!!!!!

Did the great
white whale enjoy singing those old tired negro samba ballads this past carnaval??? Dani my darlin'? Are those glasses you wear still for show or have you learned to use them in the last couple of years? I still adore the boots and keep shakin' dat ass no matter how much Edu has worn it out....

Anônimo disse...

Ok I'll stop...but Dani's poor ass. It used to be the most beautiful thing. It was what made the rest of us tolerate her bullshit. We always blamed Dona Grossa for it.
Money was stolen, Arthur. Worse...precious time was stolen.

I found the "Ed Motta Live in Tokyo" CD you gave me before I left Rio when I was moving last week. I had to play it. Man...I never liked Ed's music and he knew it. Tim Maia was never mentioned when I was there. I was always polite you know...

None the less, the cd was a real gift to remind me of the beautiful insanity of those particular days.

Remember the Pai do Santo? The fucker was so jealous of you, man. You accidentally broke one of his ceremonial tiki lamps in the back seat of his car the night we all went to Lapa. yeah yeah yeah yeah...I was sure Exu would get over it...

To have an idea about what my experiences with macumba were like then read Blais Cendrars' "Moravagine". Especially the Blue Indians chapter. What a fuckin' joke. Then again every religion is an absurd joke. Spiritists included.

Anônimo disse...

This other Anonimo? Por fa fuckin' vor...in both Portugues and English there is no comparison. Now I know how Eminem feels on Grammy night...

Everyone thinks it's poor casca writing that shit. Well let me start singing some ole' negro samba...

Arthur, please post something soon, ok? I'll be going down to Florida tomorrow so casca and the rest will have a brief respite. Begin to worry by next tuesday when I will have returned.

Anônimo disse...

fakefakefakefakefakefake

Anônimo disse...

arthur man, A. Frota said that he will never do any other porn movie... oh, that's really awful!

Anônimo disse...

fala Garrett! e aí, como foi o estágio em liberação de brioco em San Francisco?