quarta-feira, janeiro 24, 2007

Primeira postagem

Iniciar um blog, ou uma página de orkut que seja, dá um certo trabalho. Não só porque é um saco o absurdo número de informações necessárias, mas também porque, uma vez que estamos falando de nossas próprias vidas, preferências e gostos, há uma tendência em parar para pensar no que vai ser escrito em categorias como "paixões", "interesses", "filmes" etc. E aí, meu amigo, é quando vai para o caralho toda a honestidade.

É claro que os mais vaidosos - pode me botar nessa lista, e aproveita pra se colocar nela também (só pra eu não ficar sozinho, porque nessas horas ninguém assume) - irão gastar preciosos minutos pensando: qual(is) o(s) livro(s) que realmente reflete(m) a minha personalidade, do jeito que eu gostaria de ser visto pelos outros?

Claro, se quero que me vejam como um cara cult, porque não dizer que meu filme favorito é um Truffaut ou um Fellini, que meu livro favorito é um García Márquez ou um Dostoievski, mesmo que tenha gostado mais de assistir Um Morto Muito Louco e de ler uma novela do Sidney Sheldon?

Outros, no entanto, irão pseudo-cagar para essas questões e escrever logo uma bobeira qualquer, uma música do Wando, um livro estilo Sabrina ou um filme dos Trapalhões - o que, obviamente, não faz deles menos vaidosos, pois que desejam ser reconhecidos por "não levar a sério essa besteira de blog (ou orkut)".

Se os perfis são mentirosos, ou no mínimo falseados, então relaxemos, gozemos e sigamos em frente. A intenção primeira de um blog não deve ser a auto-definição ou incensamento próprio, mas unicamente a vontade - quiçá necessidade - de escrever.

20 comentários:

Anônimo disse...

Como eu mesmo diria, um típico caso de "representação do eu na vida cotidiana"...

Anônimo disse...

esse goffman é mesmo um estigmatizado...

Anônimo disse...

esse Goffman é só mais um chato que soube sofisticar o seu caô a ponto de gente muito boa por aí levar a sério.

Anônimo disse...

e representação do eu na vida cotidiana , hj em dia, nego tá chamando de coisa de emo. sei não.

Anônimo disse...

jura? pensei que era coisa de homo.

Anônimo disse...

é quse a mesma coisa, só muda a idade

VanOr disse...

4rthur, meu personal Rei! Adorei sua estréia, mas só tive tempo de comentar agora. Você falou tudo: blog é pra uns escreverem e outros lerem; pra uns comentarem e outros cagarem; e quem fizer um big deal ou levar qualquer coisa ao pé da letra está sendo mal comid(a)o.

Aliás, se o analista de Bagé de verdade tivesse comentado por aqui, diria que essa poucavergonha de blog não é cousa pra macho, tchê! Ser "cult" tem todo um estigma nesta América Latina, vá entender. Tanto que o homem que diz sou, não é (porque quem é mesmo, diz que gosta mesmo é de Senhor dos Anéis, com duplo sentido, por favor!).

Adorei a carinha, a apresentação e o tom. Não é Jobim, mas já foi "favoritado" de cara!

beijos,

Van

4rthur disse...

É isso aí, VanOr, captaste a mensagem: ser cult carrega um estigma que nem o Goffman acima, devidamente criticado, pôde prever. Bom pra uns, péla pra outros, indiferente talvez pra ninguém.

Anônimo disse...

réplica:
perdão, mas em momento algum minhas teorias foram criticadas com argúcia suficiente para que me sentisse ameaçado. Lembro, inclusive, que o Sr. 4rthur B3zerra já utilizou alguns de meus livros em seus trabalhos de pós-graduação...

Cascarravias disse...

Goffman, pede pra cagar e sai

Anônimo disse...

ora, vá te foder!

Anônimo disse...

nota de esclarecimento:

vejam bem, senhores, este é um espaço virtual familiar que deve manter as discussões em nível tolerável para todas as idades, sendo passível de censura e consequente suspensão definitiva.

Caso os senhores desejem discutir e discordar publicamente, direito que possuem pois que vivemos em um país democrático, procurem fazê-lo baseados em argumentos mais substantivos que os apresentados acima.

Anônimo disse...

ora, vá me foder!

Anônimo disse...

Goffman, por uma letra tu seria um cara muito mais legal

Anônimo disse...

Tens razão. E, por um detalhe a menos, poderia chamar-se Tootsie.

Anônimo disse...

alguém querendo sexo real (rj)?

Anônimo disse...

alguém tc de sp?

Anônimo disse...

olha, tenho que confessar: sou um antropólogo enrustido...

Anônimo disse...

esquece sampa, clô, porque daqui pra frente nós vamos ter é que ficar em Brasília, utilizando todo o potencial digno dos grandes artistas que somos para fazer a diferença no congresso.

Anônimo disse...

morte!