Revenge, vengeance, vendetta. Desde pequeno, aprendi a apreciar filmes cuja temática assenta-se na Vingança. Dos filmes de terror trash com Jason e Freddy Krueger aos filmes policiais trash com Charles Bronson e similares, é o sentimento de vingança que encarna o verdadeiro protagonista, o mote que conduz a ação de heróis e vilões, exercendo, das entranhas à alma, uma dominação sobre a vontade, sobrepujando-se, enfim, a outras motivações (supostamente) nobres como amor ou dinheiro. Pois não há fortuna, vício ou paixão que possam sequer almejar equipararem-se à grandeza da obsessiva necessidade de se concretizar um belo e esquadrinhado plano de vingança.
Não obstante, em matéria de filmes sobre vingança os orientais costumam dar um banho nos americanos, cujas histórias são invariavelmente pueris e não dão conta da profundidade subjetiva desse sentimento. Só o cinema oriental trata disso com maestria. E nesta seara, o maior dos mestres que conheço é o sul coreano Park Chan-Wok.
Embora tenha filmado algumas histórias comerciais, o projeto que Park considera como o mais pessoal é uma série de três filmes sobre um mesmo tema. Sua “Trilogia da Vingança” é formada por Mr. Vingança (batizado em inglês de Sympathy for Mr. Vengeance, de 2002), Oldboy (de 2003) e Lady Vingança (em inglês, Sympathy for Lady Vengeance, de 2005). São três filmes excelentes, com argumentos originais e criativos e uma direção que foge dos lugares comuns tão caros à maneira hollywoodiana de se contar histórias.
Não obstante, em matéria de filmes sobre vingança os orientais costumam dar um banho nos americanos, cujas histórias são invariavelmente pueris e não dão conta da profundidade subjetiva desse sentimento. Só o cinema oriental trata disso com maestria. E nesta seara, o maior dos mestres que conheço é o sul coreano Park Chan-Wok.
Embora tenha filmado algumas histórias comerciais, o projeto que Park considera como o mais pessoal é uma série de três filmes sobre um mesmo tema. Sua “Trilogia da Vingança” é formada por Mr. Vingança (batizado em inglês de Sympathy for Mr. Vengeance, de 2002), Oldboy (de 2003) e Lady Vingança (em inglês, Sympathy for Lady Vengeance, de 2005). São três filmes excelentes, com argumentos originais e criativos e uma direção que foge dos lugares comuns tão caros à maneira hollywoodiana de se contar histórias.
Mr. Vingança, o primeiro da trilogia, tem como personagem central um jovem surdo de cabelos verdes que precisa adquirir um rim para sua irmã. Após gastar todas as suas economias no mercado negro, ter seu próprio rim roubado e ser demitido, ele decide apostar na idéia de seqüestrar a filha de seu ex-chefe para levantar uma grana e poder pagar o transplante da irmã. Desgraça pouca é bobagem? Pois piora. Dos três, é o filme com roteiro mais truncado, onde a motivação dos personagens vai sendo lentamente desfiada.
OldBoy foi o primeiro que assisti dos três (e na verdade a ordem dos tratores não altera o viaduto, já que os filmes não têm qualquer conexão além da sede de vingança dos personagens centrais). Há um ar de mistério perene no filme, que sempre guarda uma nova surpresa, mas o motivo da vingança é revelado logo no início: afinal, imagine ser seqüestrado por sabe-se-lá-quem e sabe-se-lá-por-quê, ser jogado num quarto somente com uma tevê, uma cama e um banheiro, e ser diariamente alimentado sem qualquer contato com os seqüestradores, sem saber quanto tempo permanecerá nesta situação, até ser finalmente libertado - também sem explicações - depois de estar preso no mesmo quarto por... 15 anos? Compreensivelmente, o desejo de vingança será a sua única – ainda que frágil – ligação com a sanidade mental.
Por fim, Lady Vingança é o filme mais fácil de se digerir, por possuir o roteiro mais simples e objetivo: trata-se de uma mulher que é injustamente presa pelo seqüestro e assassinato acidental de uma criança, cujo verdadeiro culpado é o seu marido. Embora não seja tão violento quanto os outros dois (é bom avisar aos mais fracos de estômago que não faltam cabeças, gargantas e até línguas cortadas em Mr. Vingança e OldBoy), este Lady Vingança não deixa de sê-lo, só que de forma mais sugestiva do que explícita, chegando a um final catártico cimentado na máxima “a vingança é um prato que se come frio”.
Não saberia eleger um deles como meu filme preferido, e por isso recomendo que assistam todos, na ordem que quiserem. Mas, antes de concluir este texto, quero deixar claro que, embora seja atraído pela temática, nunca vivi nem me imagino vivendo uma situação que me despertasse tais impulsos vingativos. Nesses casos, faço minhas as palavras de Dostoievski no genial “Memórias do Subsolo”:
“Já foi dito: o homem se vinga porque acredita que é justo. Quer dizer que ele encontrou a causa primeira, o fundamento: a justiça. Isto é, como ele está tranqüilizado por todos os lados, vinga-se calmamente e com êxito, convicto de que pratica uma ação honesta e justa. Mas eu não vejo nisso justiça nem qualquer espécie de virtude; se começar a vingar-me, será unicamente por maldade. Esta, naturalmente, poderia sobrepujar tudo, todas as minhas dúvidas e, de fato, poderia funcionar com pleno êxito em lugar da causa primeira, e justamente por não ser a causa. Mas que fazer se não tenho sequer maldade? O meu rancor, em virtude mais uma vez dessas execráveis leis da consciência, está sujeito à decomposição química. Quando se repara, o objeto volatiliza-se, as razões se evaporam, não se encontra o culpado, a ofensa não é mais ofensa, mas fatum, algo semelhante à dor de dentes, da qual ninguém é culpado, e, por conseguinte, resta mais uma vez a mesma saída, isto é, bater no muro, do modo mais doloroso.”
Pra quem gosta, há uma ótima crítica ao filme Lady Vingança no site Zeta Filmes, que pode ser lida clicando-se aqui.
37 comentários:
adorei o tema, mas por enquanto só dá pra ler o título. volto logo mais.
i just writed
to say
i love you
não sei falar inglês; se escrevi errado, foda-se.
beijo.
fiquei ansioso pra ler o post. concordo que a melhor vingança é viver feliz. mas confesso que sou vingativo pra caralho.
velho, peloamordedeus, você tem que escrever pra alguma publicação ou pra TV.
e valeu as dicas, vou procurá-los para aassistir.
abraço
Ah, que delícia... vejo tão poucas pessoas falarem desses filmes. Veja que coisa: o primeiro que vi também foi Old Boy, aliás, vi 3 vezes. Eu digo: é o meu preferido não só desses, mas de todos os outros com o mesmo tema. Pau a Pau com Kill Bill.
Adoro filmes de vingança. Adoro, sou daquelas que chega à locadora e fica procurando coisas desse tema. Ô neurose. E eu sou vingativa sim, mas nada que tire a vida de alguém... hehehehee.
Esse filme (Old Boy) tem um roteiro genial. Sem falar naquele ditado repetido mil vezes no filme: "Ria, e o mundo rirá com você. Chore, e chorará sozinho".
Adorei. Teus textos são ótimos e concordo com o Bono: tu bem podia escrever pra uma revista, sei lá.
Um beijO!
amado, carissimo, que saudades...
entao,mudei o endereço do meu blog, atualizou ai? agora é:
www.apenas30anos.blogspot.com
beijoka
Hi
Não é à toa que os 3 filmes são orientais... A vontade de vingança é muito reprimida na nossa sociedade ocidental – e acho bom.
Um dos últimos filmes que assisti no cinema foi Sweeney Todd – do Tim Burton, com o Depp – e ele trata de vingança também. Só que o personagem vingativo se dá mal no fim... ou seja, na nossa moral vingança não tem perdão. Não tem lugar nem mesmo na ficção, que, a princípio, teria justamente a função de saciar a sede por vingança do telespectador reprimido.
Mitologia grega é um prato cheio pra quem gosta de uma vingancinha...
eu fico pensando quando eu leio essas paradas na internet mas nunca chego a uma resposta que pode ser mais interessante afinal de contas mas eu ainda assim continuo lendo porque eu gosto de me sentir assim leve como um peido
Eu era uma 'criança' quando li memórias do subsolo... nunca ia me lembrar desse trecho se ng me desse o 'estalo' pra tal...
Confesso q ainda não vi nenhum dos 3 filmes citados, mas acabei ficando curiosa depois da sua crítica! Vou tentar alugar os dvds assim q possivel.
obrigada pelas dicas!(e pelo comentario lá no '(Falta de)Inspiração' tb)
=)
Nunca, mas nunca mesmo, irrite um oriental maluco.
Oieee...
Então, sabe que já ouvi falar muito de Old Boy, mas quando li a descrição achei tão "paradão".
De qualquer forma já que foi vc quem indicou eu vou tentar...rsrsrs...
B.E.I.J.O.S
Arthur man, I haven't seen these movies yet but will check them out. Diogo, what the fuck are you talkin' about??? I remember watching John Woo's best stuff many years ago before Hollywood corrupted him. We all stood and cheered. Both Stallone and Schwarzeneger had nothin' compared to John Woo. It also helped make Chao Yun Phat become a god. "Hard Boiled" was one of the best police films ever made.
Dude, this Bianca chic is too much. How did you get to know her? God fuckin' damn...
Vengeance? Almost everything I write on here is inspired by vengeance. My enemies of course both know and deserve it. Fuck you to you all because I am far from finished. Don't like it? Then please leave.
Christ Arthur man, when will you ever fuckin' realize what Edu Goldenturd is really like??? How long will it take you? I know everyhting in Rio works in slow motion but shit...
Never realized guys like Freddy Krueger, Jason and of course Michael Meyers were inspired by vengeance. Fuck, you're right. I adore them even more now. Come to think of it, Stephen King's best work and characters were inspired by vengeance too. Does Columbine make more sense now? Why couldn't Michael Moore explore this fact???? That's why I loved the film Elephant. Enough said...
Gigi my darlin'...no one cares about your ability to write English. I only chewed your ass because I hate beautiful young girls who insist upon having no mind. This seems to be the new fashion all over the world. You had to be made an example of. A million kisses all over...
Now where the fuck is Casca? Of course the guy has no idea what Arthur is talkin' about so he says nothin'. Arthur's other good friend Edu is a total xenophobe so I expect nothin' from him tonite. Casca man, why do you care so much about the rest of them think??? Stop being so cowardly and grow some balls. I miss you sometimes...
Talkin' about vengeance, does Edu remember Santa Andrea???? God...what a beautiful moment!!!! Death to the absurdly over-rated. Death to Flamengo. May all of your best go play in Europe and fuck blonde chics.
Arthur man, what can they do? Steal more of our money? Cut our classes off of their moronic schedule??? What the fuck can they do??? That thing Edu celebrates on Rua das Artistas has always sucked. 1 chopp per hour is still the norm. Ninguem merece...
Leave them and find true glory. Besides the service and chopp are better everywhere else...BEEEEELLLLCCCCHHHH!!!!
No I ain't gonna stop, cara. Your friendship with the enemy is a total abomination to me. The fucker could have been great but he chose to live with a "could have been" whore who uses everything he is worth. Any Baiano makes Edu look like an over-acheiver. He swims around a deluded fish bowl and is jealous because you can swim the oceans of the world. Don't let the fucker pull you in.
Arthur man...for the love of god, you are the true son of my beloved Tizzzzzuuuuca and not him. You don't need Edu for credibility. He needs YOU. Fuck!!!!! Diogo man...your silence on this issue is killin' me!!!! Shame on you!!!!! Say something!!!!!! Christ, I can't be everywhere at once.
Ahhhh vengeance in film. Almost every western is about vengeance. Remember the final gunfight to "The Wild Bunch"? Yeah the greatest 13 minutes in cinematic history.
Remember the Alamo??? Well all of those reconquista mexicans will remember it once again...They can keep their pathetic 16th century Aztec bullshit south of the Rio Grande for all I care. Viva Anglo-Saxon democracy for what's left of it.
Then there is Clint Eastwood with "Hang 'em High" and "Pale Rider". But damn , nothin' campares to his "The Outlaw:Josey Wales".
Now why do you always ask why we americans are crazy about guns???? Without guns makes us easy prey for the criminals and fascists. Tyrants hate guns and people willing to use them. Yeah, here by law it says we can say anything we want. Pray to any god we like and defend what we believe in with an m-16.Now they want to take all of this away.
Sure Michael Moore is a subversive but they are using him. He has gotten every liberal to believe guns are bad and socialized medicine is great. Idiot...
Who in the fuck will end American imperialism? Putin? Chavez? Those idiots over in Iraq loyal to Al Sadr??? Fuck...it's us. Yeah one day you all will hear it from Michael Moore himself..."grab your m-16's and keep your powder dry because the Orcs of Mordor are coming!!!!"
Am out of beer because my landlord drank half of it. Created a frankin-beer-stein, already...
old boy é muuuuuuuuito maneiro. não vi os outros, mas estou animada para assistir lady vingança agora. valeu pelas dicas!
beijos
gringo, tu é idiota de nasceça ou faz isso por esporte?
Esses filmes são realmente incríveis! Assisti há um tempo o Oldboy e logo depois resolvi ver Lady Vingança. Agora só está faltando alugar o Mr. Vingança. Acho a temática muito interessante e alguns pontos do roteiro são quase surreais.
Uau. Comentários praticamente simultâneos! Ah, essa tecnologia!
A vingança é um prato indigesto, faz muito mal. Difícil é não ter a tentação de comê-lo. Vou assistir aos filmes. Fiquei muito curioso.
Oi!
Estive por aqui novamente ...
Beijos!
cadê maissss?!
;D
Um beijO!
Arthur, my darling, I'm drunk. Casca Man, I love you. You are my true love. I need YOU to Fuck me!!!!! Diogo man... you too. Your silence on this issue is killin' me!!!! Say something!!!!!! Christ, you too. I can't be everywhere at once. I want to be with you. I miss you sometimes...
Tina Oiticica Harris, uma brasileira da terceira idade que mora na terra do Garrett, fez o seguinte comentário em uma postagem mais antiga:
"Vou comentar aqui porque há mais espaço. Acho meio ridículo você deletar todo o cinema americano em nome de três filmes japoneses em que o tema de vingança nem é tão delineado assim.
Só este ano tivemos dois filmes de personagens demoníacos na ponta do Oscar. Estou falando do filme do PTAnderson e do filme dos irmãos Cohen. Tina Oiticica
Se não há vingança de alts qualidade nestes filmes, me perdoe. Mesu conceitos de cinéfila de mais de 40 snos devem estar equivocados."
São três parágrafos - um malcriado, um equivocado e um irônico. Respondo-os abaixo:
1. ridículo é alguém ir morar nos Us and A e introjetar o pensamento estadunidense. O tema da vingança só não é bem delineado pra quem precisa de filmes com roteiro bem mastigadinho porque não é capaz de captar as entrelinhas.
2. "Personagens demoníacos" não tem nada a ver com vingança. Nenhum dos personagens centrais da trilogia que mencionei é demoníaco, e aí é que está o diferencial dos filmes. Já o filme dos Cohen mencionado não tem nada de vingança - o que o personagem "demoníaco" do Javier Bardem quer é a grana dele, e não se vingar por algum motivo pessoal. E vamos combinar uma coisa? Oscar é um prêmio de merda.
3. não, não há vingança de alta qualidade nos filmes americanos que se compare à originalidade dos orientais. Os próprios americanos sabem disso e cansam de refilmar as histórias dos orientais - e um dos grandes motivos é que os ianques têm preguiça de ler legendas. Agora, pega muito mal (e isso, sim, beira o ridículo) achar que ser "cinéfilo" (gostar muito de filmes) por muitos anos dá alguma autoridade pra alguém.
Ms. Harris sofre da conhecida síndrome de Estocolmo, deve ser isso.
qual a razão desse piti da professora logo acima?
Casca, hjoe foi o dia da polêmica virtual, pelo visto. deletei o comentário da professora, que não tem nada a ver com vingança. Se quiser se inteirar da história, vá aos comentários da última postagem do blog www.faltadeinspiração.blogspot.com
Obrigada pela resposta!
Não foi só aqui q a discussão chegou... me desculpa se 'te dou esse trab'. Enfim... a moça tá acompanhando os comentarios e vai na pag da galera escrever... vc não foi o primeiro a ser visitado.
Vc acha q meu texto está sendo desrespeitoso?! Eu pretendia apenas contar o q aconteceu. Até modifiquei um pouco pq ela achou q eu a estivesse acusando de plágio, quando na verdade fiquei foi chateada com a cópia INTEGRAL de textos com referencia, mas sem aviso.
Deixa ela falar sozinha agora, pq eu cansei dessa senhora!
rs
Obrigada pela resposta q deste a ela. E mais uma vez, desculpe o transtorno.
bjs
Rackel
REVEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEENGE!
I'm screaming revenge again...
VC PERTURBOU E MALTRATOU MINHA AMIGA QUE NÃO É SUA EMPREGADINHA, MENINA, RETIRA OS LINKS, OU VAI SOFRER MAIS, VC NOS PERTURBOU ATÉ, AGORA SOFRA, VOU ATÉ O INFERNO FALANDO, QUAL PROBLEMA, VC FALA, EU FALO TB, SÓ NÃO MUDE AS COISAS E NEM SE FAÇA DE VÍTIMA, E VC MEU FILHO, META-SE COM SEUS PROBLEMAS, NÃO META A COLHER ONDE NÃO É CHAMADO, VC COMENTOU E EU RESPONDI, TRAZENDO A EXPLICAÇÃO DO OUTRO LADO DA MOEDA, OS JUSTOS JÁ ENTENDERAM, VC TÁ DANDO CORDA, PQ SERÁ?
VAMO LÁ, VCS QUEREM SHOW E BRINCAR, EU SEI BRINCAR E TENHO ALGUNS ANINHOS EM CIMA DE TODOS VCS DENTRO DESSA INTERNET PRA CONSEGUIR UM POUCO MAIS DE ATENÇÃO.
PQ VCS NÃO SE INSCREVEM NO BBB9 E APARECEM MAIS, QUEREM SÓ ATENÇÃO E PALCO, COMO FALO QUE QUEREM MESMO, E EU DOU CORDA MESMO PQ NÃO SOU OTÁRIA DE DEIXAREM FALAR DE UM PROJETO E DE PESSOAS COM QUEM EU TRABALHO EM PARCERIA TANTO TEMPO VOLUNTARIAMENTE E NÃO FIZEMOS NADA DE CRIMINOSO, MESMO SENDO ACUSADAS, ABSURDAMENTE E AGORA TENHO QUE AGUENTAR NEGUINHO BATENDO PALMAS PRA MENININHA MIMADA QUE MUDA TEXTO PRA SE FAZER DE VÍTIMA, ENTÃO RETIRA LOGO OS LINKS E PRONTO, VAI FICAR EM PAZ!
AGORA MOLEQUINHO QUE GOSTA DE COLOCAR FOGO NA FOGUEIRA, NÃO PRECISA SE DAR AO TRABALHO DE COPIAR E COLAR, EU MESMA VOU FAZER, VIU, FOFINHO...
meus alunos têm um portugues melhor do que essa professora aí...
falta de argumento é uma coisa séria, kkkkkkkkk
você quer que fique copiando e colando as mesmas respotas que que lhe dedico em diferentes lugares, como você há pouco? Esse mesmo primor de libelo acima está devidamente respondido, e se não agisse como 'pós-adolscente' não daria respostinhas tão bestas.
o teu argumento a favor dessas respostas bestas e daquele amontoado de bobagens que tem no não sei que mulher é qual mesmo?
Puta que pariu, essa professora é o Garrett de saias!
Quem é isso que escreve assim?
A moça da fotinho de glitter ficou enfurecida. Cuidado com o pó de pirlimpimpim e a escrita em caixa alta dela.
Postar um comentário