quinta-feira, março 29, 2007

Etnocentrismo (ou a peleja virtual de um Anarco-punk de Uberlândia contra um Anarco-gringo de Boston)

Há um texto que publiquei nesta página, quando da visita do delegado do mundo ao nosso território, que gerou um número recorde de intervenções – hoje, já passam de 50 comentários, como vocês podem conferir aqui. Isto se deu, basicamente, por causa de uma interminável discussão entre dois amigos meus (que não se conhecem), um legítimo brazuca e um gringo dos States. Embora o tema da discussão fosse eminentemente político, não foram poucas as vezes nas quais a discussão resvalou para as clássicas divergências culturais.



Durante o meu convívio com o americano em questão (trabalhamos juntos por cerca de três anos, dando aulas de inglês), percebi o quanto o cara sofria simplesmente por ser americano. Volta e meia, pessoas – inclusive alunos seus – lhe botavam o dedo na cara, culpando-o por todos os atos nefastos dos governos estadunidenses, de Lincoln a Bush. Meu próprio amigo de Uberlândia comenta, nessa batalha virtual, que “se vem de qualquer lugar ao norte de Tijuana, já nasce culpado por 80% dos problemas do mundo”.



Não obstante, sempre achei que este gringo diferia dos outros que eu havia conhecido, porque tinha uma opinião crítica em relação às atrocidades cometidas pelos governos do seu país, se colocando contra Bush, Blair, direitistas, esquerdistas, até mesmo Israel! E por isso eu procurava defender seus pontos de vista, sempre que achasse isso viável.



Isso até o ponto em que algumas questões culturais começaram a pipocar na tal peleja. Do alto da sua arrogância – meu camarada ianque pode ser gente boa, mas é, como talvez TODOS os americanos, arrogante – esse gringo sobre quem falo começou a distribuir “sugestões” aos brasileiros em geral – entre elas, a de pararmos de comer farofa em nossos churrascos e começarmos a jogar baseball, por exemplo, ao invés de esportes “de garotas”, como o futebol.



Se você é brasileiro, deve estar, no mínimo, boquiaberto. Se você é gringo, não deve estar compreendendo o que se passa aqui. E é aí que entra a questão daquilo que os antropólogos mais lúcidos chamam de “relativismo cultural”, algo que vai contra o etnocentrismo, ou seja, a tendência que cada indivíduo possui de considerar a sua cultura melhor que a de outrem.



Não pude, obviamente, ficar calado após essas “sugestões” do “americano tranqüilo”. Porque assim como todos os povos e sociedades, nós (ou a maioria de nós) acreditamos que nossos esportes são melhores, nossa música é melhor, nossas mulheres são melhores (tá, essa última é golpe baixo, até os americanos admitem que as nossas mulheres são, de fato, melhores). Mas dificilmente nos vestimos com tanta petulância e prepotência para impor nossos parâmetros culturais a pessoas dotadas de outros padrões, subjugando-as com tanta “tranqüilidade” – se vocês ainda não leram os comentários, façam isso e digam se estou exagerando ou não!



Mesmo assim, sigo defendendo a tolerância no trato com as diferenças culturais. É importante que a gente se rebele, até como exercício identitário, nos negando a absorver determinados “antropofagismos culturais” que só vêm para matizar e dizimar aquilo que consideramos nossas raízes culturais (taí mais um daqueles temas espinhosos, “raízes”...). Não precisamos adaptar-nos a outros padrões culturais, mas creio que é importante saber respeitá-los, mesmo que isso seja tão difícil quando, por exemplo, trata-se da cultura americana. Intolerâncias de qualquer tipo não costumam ter resultados práticos muito positivos, como vemos em vários cantos do mundo – o que não significa que devemos abaixar a cabeça ou dar um sorriso amarelo para os que tentam menosprezar nossos valores e dar-nos lições de como nos comportar.



Afinal, repetindo as sábias palavras do Senhor Lyra, “numa coisa todo mundo é igual: todo mundo é diferente”.

79 comentários:

blah disse...

Pou Arthur,

O gringo seu amigo parece ser gente boa. Na minha opinião o Casca tem sido meio radical também. Pelo menos o gringo pensa, é crítico... Coisa rara.

Eu particularmente acho que temos que atacar idéias, não pessoas. Regimes, e não povos. Se bem que os povos são particularmente culpados pelos regimes, e as pessoas, parcialmente culpadas por comprar as idéias. Mas é difícil manter essa impessoalidade no ataque.

Nem todos os americanos são tão ruins assim. Os EUA são o país das contradições... Tem algumas das melhores características que um povo pode ter, paradoxalmente também aliadas a algumas das piores características que um povo pode ter...

Bem, é difícil se posicionar nessa hora... Eu mesmo agora já me arrependi um pouco pela forma como expressei as idéias nos últimos textos que escrevi... Mas é assim mesmo, a gente é humano, erra, e tem que ir lapidando o discurso e ajustando a ação.

Aproveito aqui o espaço pra te pedir ajuda, eu colei um txt que eu tinha recebido em um anexo por e-mail mas o blog tá dando problema, tá cortando as linhas do texto, não sei porque e nem compo resolver, é um texto importante sobre cuidados quando se vai fazer uma manifestação, que eu gostaria muito estivesse legível lá.

Abraços,

camarada

blah disse...

Garret,

You're welcome in my blog man... Unlike Casca, although i also hate americans, i'm all open to new ideas and constructive criticism.

I recently posted some anti-american stuff there and am willing to know your opinion.

All concious people in the world should unite against our common enemy, that is, facist, anti democratic and neo-liberal ideas.

And as far i can see your battle is, at least partially, in ressonance with mine...

And yes, i do think in english, and no, i rarely eat farofa, and yes, i don't play or watch soccer, but baseball seems to me as a even more boring stuff.

Best wishes,

R9

Anônimo disse...

Peraí?!

Futebol é jogo de mulezinha, e jogo de macho é aquele em que o caboclo segura o taco?

Eu, hein?!

Tô com meu camarada Leo e não abro: yankee bom é yankee morto!
Se a tônica é a diversidade, beleza!
Nós temos todo o direito de achar que a história acabou nos anos 50 do século passado. Depois disso, só firula...

E, para o companheiro mais acima, que diz "Eu particularmente acho que temos que atacar idéias, não pessoas", rebato: eu, coletivamente, nunca vi uma idéia andando por aí...

Beijos anacrônicos.

Cascarravias disse...

4rthur, por enquanto eu vou fingir que não li.
tolerância com a intolerância é no mínimo injustiça por omissão. inglaterra e frança foram tolerantes com o III reich.

Cascarravias disse...

radical, eu? tempos sombrios estes onde um cara tão moderado passa por radical. Helga minha querida, antes tívessemos parado nos 50 do século passado. um cara como eu seria execrado por seu peleguismo conciliador.

blah disse...

Casca,

Não estou tolerando as besteiras que o Garret falou não... Acho que ele peidou fedido na farofa, mas, também, a discussão já tinha ultrapassado o teor diplomático há muito...

Só acho que somos todos humanos e temos o direito de errar. Quem nunca deixou de ser político e partiu pro ataque pessoal no calor de uma discussão?

Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra. Não julgues para que não sejas julgado.

Desculpe se te chamei de radical. Errei. Também julguei vc. Talvez vc não o seja mesmo... Tá vendo? A gente erra. Mas também é capaz de admitir.

No fundo o que estou fazendo é cultivar a esperança de que o gringo venha aqui admitir que errou...

blah disse...

Aliás Casca, somos charás... Quase achei que gahyva tava falando de mim...

blah disse...

Gahyva,

Realmente, essa história que um esporte em que se segura o taco é coisa de macho é história de gaúcho de pelotas...

Quanto às idéias não andarem por aí, realmente... as pessoas é que andam, carregando as idéias por aí...

Mas as pessoas podem mudar, podem se arrepender, podem se retratar, podem se converter...

E então aí que uma idéia vence a outra, independente da pessoa.

O Garret ESTAVA arrogante, não quer dizer que ele o seja. O Casca ESTAVA radical e provocativo, não quer dizer que ele o seja.

No fundo no fundo somos todos almas espirituais, partículas da mesma energia divina. Temos sim que tolerar, até mesmo as intolerâncias, com limite, é claro... Se vc começar a me dar porrada eu vou te dar porrada também, mas só em último caso.

Se alguém quiser que eu ajoelhe, também vai ser complicado, pois só me ajoelho pra Deus, nenhum homem tem o direito de subjugar outro.

Abraços

NAMASTÊ (Deus em mim saúda Deus em você)

Anônimo disse...

"No fundo no fundo somos todos almas espirituais, partículas da mesma energia divina"...


putz!

blah disse...

Casca,

Se inglaterra e França toleraram o II Reich é outra história. Nós estamos falando de UMA pessoa. Não de nações e regimes.
A inglaterra e a frança hj já provaram, pelo menos pra mim, que são tão fascistas quanto os EUA.

Por favor não me compare a esse tipo de atitude. Não é o que quiz expressar, portanto não ponha palavras na minha boca nem distorça o que falo. Obrigado

Abraço

blah disse...

Casca,

antes que vc argumente que dei dois adjetivos pra vc e um pro gringo, vou me retratar: ele também estava sendo provocador.

Se estou aqui defendendo ele não é porque levei na esportiva as merdas que ele falou no final da discussão. Mas só porque, até mais ou menos o meio da discussão, eu tava concordando mais com ele do que com vc, e, embora na verdade não concorde inteiramente com nenhum dos dois, estou desempenhando o papel que acho me cabe aqui, como espiritualista. O papel de mediador e conciliador.

Mais abraços calorosos.
Te considero meu irmão, chará!

blah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cascarravias disse...

revoluçao, eu não me referia ao seu comentário qdo fiz a comparação cm o reich, mas ao arthur me pedindo tolerancia. não, não tolero a intolerancia, não tolero a arrogancia e a pretensão hegemonica, e pode me achar radical, mas nao tolero os eua com seu destiny manifest. nem tolero os gringos que por supostamente discordarem desse pensamento, adotam comportamentos identicos em sua estrutura, ao pensarem que podem dar dicas e lições para que nos pobres terceiromundistas saiamos nossa apatia ignorante e consigamos enxergar o verdadeiro mal (que eles, evidentemente, sabem ver melhor do que nós próprios).

lembra como tudo começou? o senhor bem informado veio nos ensianr que estamos redondamente enganados sobre Chavez, e que ele vai sugar todos os nossos recursos... gostei da resposta de um outro Leo, que o 4rthur tb conhece: 'e ele vai colocar onde? nas montanhas?'.

sobre sua particula de espiritualidade e luz, eu lembro de miguel, o bakunin: 'enquanto houver um senhor no céu não seremos livres na terra. se deus existisse, seria preciso aboli-lo'

Cascarravias disse...

e ainda sobre a comparação, tudo bem que eu falei de governos e regimes. mas eram apensa alegorias pra mostrar como mesmo tolerancia, tem limite, caso contrario promovemos mais intolerancia.

e como disse a helga, nao vejo ideias por ai... esses regimes eram a institucionalização da vontade coletiva de um bando de pessoas.

se esse gringo aparecer por aqui eu vou jogar futebol com a cabeça dele.

Cascarravias disse...

provocador, pra mim, é elogio. deixa esse só pra mim e chama o gringo de buxa mesmo.

4rthur, nem todo mundo é diferente: esse bicho de goiaba aí é igualzinho os outros wasp que querem que todos sejam iguais a eles- ou pelo menos reconheçam sua superioridade e façam o possível pra ficar parecidos...

Cascarravias disse...

quer ver só uma prova do que eu digo? repara nos comentarios citados ai, quando o gracinha se mete a dar lições, bem ao estilo do governo dele que ele acha que renega.
diz ele que pra agir corretamente eu preciso aprender a pensar em inglês. eu mereço?

Anônimo disse...

"No fundo no fundo somos todos almas espirituais, partículas da mesma energia divina"...

Desculpe-me, caro Revolution, mas nada mais intolerante do que esse seu comentário...

Pra mim, quem tem alma é alemão!
E, se você acha que foi deus quem o pariu, beleza... Mas inclua-me fora dessa!

Por que todo crente acha que o resto do mundo acredita em fantasmas?

E não se esqueça do velho provérbio:

Ajoelhou?
Tem que chupar!

Anônimo disse...

NAMASTÊ!

(O radical que existe em mim saúda o esotérico que existe em você).

4rthur disse...

É aquilo, Andrada: não gosto do estéreo-tipo do argentino, mas já conheci indivíduos argentinos legais. Também não gosto do paulista clássico, mas tenho amigos - e uma irmã, inclusive - paulistas.

Da mesma forma, os americanos são genericamente pela-sacos, mas um ou outro conseguem ser gente boa. Infelizmente, conforme o contato se aprofunda, fica impossível não reparar em certos maneirismos e vícios comportamentais, inerentes ao conjunto de valores dentro do qual o indivíduo foi socializado.

Resumindo: o homem pode tentar fugir, mas vai ser sempre, em alguma medida, produto da sua cultura.

blah disse...

Bleza Helga,

Sei que falar de espiritualidade às vezes pode ser, por incrível que pareça, mas polêmico que falar de política...

Mas no fundo, o que eu quis dizer, dentro da minha própria linguagem, é exatamente o que o Arthur acabou de dizer. Não podemos generalizar, pois podem haver gringos gente boa... Se generalizarmos estaremos sendo preconceituosos...

Ahh, Helga, não me chame de crente nem evangélico não, isso pra mim é quase uma ofensa... Vai lá ler o que eu escrevi sobre o Bush... Ele que se diz "evangélico"...

blah disse...

Só pra concluir...

Eu gosto de caras como Bakunin e Marx. Entendo porque eles olharam a religião e tudo que é metafísico como instrumentos de poder, como formas de dominação e lavagem cerebral, como uma forma de escravisar o homem... Acredite, apesar do meu discurso espiritualista eu entendo...

Bem, mas esses que usaram isso como instrumento de poder ou eram uns FDP desde o começo ou não entenderam porra nenhuma. Da mesma forma que eu penso que Bakunin e Marx, sobre esse assunto específico, não entenderam, também, porra nenhuma...

Bem, eu me considero (ou quero me considerar) um revolucionário, mas só pelo fato de não ser ateu e não jogar a metafísica fora já me trono um cara, no mínimo, esquisito. Talvez o que eu quero mesmo é ser autêntico... Mas enfim, vou calar minha boca, porque já sei que insistir nisso pode ser perda de tempo, e pra mim, provocador é um elogio até certo ponto...

Cadê o gringo que não aparece aqui pra se manifestar? Na verdade o que eu queria mesmo era ver o Casca e o gringo, os dois juntos, admitindo que erraram em algum momento... Mas, quem sou eu pra afirmar isso? Quem sou eu pra tentar convencer alguém que não existe ser humano imune ao erro? Quem sou eu pra tentar apontar o erro dos outros? Bem, eu só sei que nada sei. E agora me calo e assisto de camarote. Só acho que essa discussão não vai ter graça enquanto o gringo não aparecer, é muito fácil criticar ele sem ele estar aqui pra se defender...

PODISCRÊ (O socrático em mim saúda o dogmático em vc)

Abraço!

blah disse...

Isso aê Arthur:

"Resumindo: o homem pode tentar fugir, mas vai ser sempre, em alguma medida, produto da sua cultura."

Só que pra mim é mais importante avaliar aonde eu mesmo sou fruto da minha cultura do que avaliar isso na cultura alheia... Ou não, sei lá, eu mesmo já tomei as atitudes que eu mesmo estou criticando... Tá vendo?: Fruto de minha cultura, que enfatiza a crítica ao próximo ao invés da autocrítica. Dessa vez fui. De verdade. Fuuuuuuuuuuuuuuui

4rthur disse...

Resumindo: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. E se der mole, come por trás.



AGEPÊ! (o brega em mim saúda o Reginaldo Rossi em você).

Cascarravias disse...

eu não acho o gringo um buxa por causa de um estereótipo. vou lembrar mais uma vez: eu comecei a discordar dele qdo ele apareceu todo senhor da verdade nos ensinando pq deveríamos mudar nossas opiniões sobre nossa própria política regional. pro caralho! foi só eu continuar na minha 'provocação radical' que ele chegou ao ponto de nos dar lições, que incluem alterar nossa dieta, mudar a preferencia epsortiva naiconal e pensar na língua dele.

foi ele quem escolheu assumir o estereótipo de yankee intolerante, ignorante e imperialista.

caro revolução, não me desce pela goela nada espiritual, transcedental, ou coisa do tipo. nem concordo com pensamentos supostamente conciliadores que pensam que os revoucionários da AIT não entenderam porra nehhuma. tá certo, a religião não é só o ópio do povo; mas é isso também, e essa não é aúnica razão pr meu ateísmo militante. provocador pra mim é elogio, sem contextualização nenhuma

abraço do filho de paulista e neto de gringo, que come farofa, gosta muito de futebol e não teolera estadunidenses nem crenças.

Cascarravias disse...

VAMUVÊ! (o terrorista bicho slto em mim agride o pela saco em você)

Cascarravias disse...

UNIDUNITÊ! (o debochado em mim tira uma com a criança em você)

Cascarravias disse...

VÊPRÁCRÊ! (o são tomé em mim desafia o crédulo em você)

blah disse...

Putz, que essa discussão não chega a lugar, já saquei... Mas que tá divertida tá... Eu adoro piadas e rir da minha própria cara, por isso, pode sacanear à vontade que eu tou gostando! ;-)

VAIFEDÊ (O palhaço em mim caga pro provocador em vc)

Cascarravias disse...

cara, nada pessoal. mas nao perco trcadalhos do carilho por nada.

blah disse...

rsrsrsrs

Tranquilo brother...

Eu também adoro trocaralhos do cadilho. E volta e meia, sem perceber, acabo bolando as trocas.

O importante é a gente levar na esportiva, com respeito aos pontos de vista alheios, pra isso aqui não virar um festival de arrogância que nem quando o gringo teve por aki...

Abs

PODISCRÊ (O camarada em mim saúda o camarada em vc)

Juju disse...

putz, como rir lendo isso tudo

VAMOBEBÊ (a bebum que está em mim saúda a discussão que há em vc)

Cascarravias disse...

Já é então!

ILÊAYÊ! (o afrobatuqueiro em mim sauda o parceiro em vc)

Anônimo disse...

Arthur, my god...I go away to a different city for an entire week and when I return all hell has broken loose on your blog! The polemic within a polemic becomes front and center. This is your most interesting posting thus far and I must confess my guilt for being one of it's prime instigators. 31 comments already! Holy shit! Talk about touching a nerve...
Cascarravias desperately wanted to challenge those imperialistic gringos living up north and I guess I was the only opponent the poor guy could find. It instantly became obvious that any sort of discussion with the man was pointless so I figured why not have some fun? I became the typical american republican everyone hates. The perfect villain haunting Cascarravias's pathetically childish view of the world.
Yes I got to know many like Cascarravias while I was in Brazil and yes I must also confess I never took his kind seriously. The gross hypocrisy and ignorance was waaaayyyyy too much for this gringo to accept.
It's obvious to any foreigner living, working or traveling throughout Brazil that nothing has really changed since the Portuguese first arrived back in the 16th century. The "social upper caste" still dominates Brazilian life and the rest of the population accepts it as "normal".
A predatory nation such as the United States takes great advantage of this fact. If deals can be made with the ruling oligarchs then the exploitation of the rest of the country becomes a piece of cake.
I wonder if Brazilians like Cascarravias realize that if the USA were to disappear from the face of the earth one day then another predatory nation would come and take it's place. Who is next? China? The Saudis? France? It doesn't really matter. Unless Brazilian society tries to seriously change from within then it will always be someone else's "bitch".

Samantha Abreu disse...

Uau!
perdi até o fôlego!

imagina tudo isso na mesa do bar!???

(nossas 'melhores mulheres' são melhores em que sentido? hum?!)

vou lá buscar uma, porque me deu sede!

Anônimo disse...

Now Arthur, you have written that maybe all gringos are arrogant and are equipped with this profound sense of ethno-centric supremacy when regarding Brazil in general. Is it true? If so then where does this attitude come from?
Nothing both saddened and horrified me more while living in your country than constantly experiencing a typical brazilian's insistance of always acting like some lowly, disfunctional dark-skinned beast every time a gringo entered the room. "....this is a 3rd world country dude, what do you expect from us????".
Well, how can a country such as Brazil with more natural resource wealth than Europe and the USA combined, be so fuckin' poor? I seriously doubt that "all Brazilians are born retarded" premise often espoused by many gringos these days. Must be other reasons for it then...
Another observation made was the the super-mega-hyper-over sensitivity Brazilians have with what gringos think of them? "....Oh god! This is a real disaster! What are those gringos gonna think now????"
Why do you guys care so much? How could a poorly written article buried deep in the back pages of a Sunday edition of the New York Times make your president go beserk?
"....NOSSA!!!! The americans say I drink too much!!! How dare they!!! What am I going to do???"
Do you think for a second the genocidal maniac living in our White House cares about what the brazilian media thinks of him?
Arthur, you know very well how many times I was personally insulted and poorly treated on a daily basis in your country for the simple fact of being an AMERICAN. You also know it rarely affected me. How did I deal with it? Was it arrogance? Was it humility? Or was it something else?
I met very few brazilians when I was down there who understood the gringo mentality. Everyone assumed that we must think like you do. We don't. What we consider standards of respect and value are very different indeed.
Educated and wealthy Brazilians often pride themselves with their ability to speak correct Portuguese. For us this is silly. Imagine my surprise when I discovered how reluctant Brazilians were when it came to speaking english to a gringo. "....oh no! my english is shit and this gringo is going to think poorly of me!!! NO! NO! NO! There he is...shit!!! Ignore him. Avoid all eye contact and maybe he'll just go away...."
Nothing could be farther from the truth. We have the utmost RESPECT for anyone attempting to communicate with us in english no matter how poorly. However we have NO RESPECT for those other countless idiots walking around who spend thousands of reais studying hundreds of hours of english and are too AFRAID to use it. I tried so hard to eliminate this FEAR or maybe TERROR when I taught english. "....for god's sake you're a corporate executive, man. Not a child! Don't turn away but look me in the eyes! Speak man! For god's sake SPEAK!"
Yes a carioca speaking english sounds beautiful to my ears no matter how butchered the grammar may be.
Now why do so few gringos attempt to learn Portuguese? The awful truth is WE DON'T HAVE TO. Another reason is if Globalism is allowed to continue unabated, Portuguese will more or less become an EXTINCT language in probably less than 2 generations from now.
Soccer may never receive the national respect and recognition it deserves because it makes for poor television viewing. It lacks the the hyper-violence and drama generated by other sports like American Football, Basketball and Hockey for example. So let the girls enjoy themselves with playing soccer...
Baseball? Why can't you guys learn to play it like the rest of Latin America has? Is it because the Cubans and Dominicans are just too dominating? Was it too complicated an american sport for them to learn? My how those guys can kick american ass nowadays and both garner our respect and admiration for doing so.
No one loathes the New York Yankees as much as I do but they win all the fuckin' time, man! They destroy my Boston Red Sox year after year. They don't care when they walk into Fenway Park when 38,000 Boston fans feel nothing but passionate hate for them. Intimidated? The Yankees love it! It's a great show of RESPECT as far as they consider it. Then they kick Red Sox Ass all day long. I MUST respect them for it. Of course on the those rare occasions when we do beat the Yankees, all of Boston erupts into an orgasmic euphoria that lasts for many days and weeks.
I agree that genuine RESPECT is needed but stop crying everytime a gringo drop kicks you across the floor. We don't care and neither should you.
Farofa? We'll never understand this. I'm convinced that nothing else both better expresses and captures the essence of why Brazil is such a problematic country in the first place.
"....yes God has given us many gifts other countries would be jealous of but we INSIST upon fucking it all up. THIS IS BRAZIL and you better get used to it. Now please pass me more of that Farofa...."

Henrique Santos Pakkatto disse...

PQP (O Maníaco homicida que há em mim saúda a vítima perfeita que há em você).

Henrique Santos Pakkatto disse...

Sempre percebi que o mais perfeito dos castigos impostos por Deus a humanidade foi o castigo da Torre de Babel.
Com ele, nunca mais poderemos sonhar em construir uma TORRE (ou DUAS?) que possa alcançar o Céu e promover na Terra a reconstrução do Paraíso. Por quê, explico aos que não tiveram formação religiosa, o castigo divino da Torre de Babel nos isolou em vários grupos lingüísticos diferentes para que não nos entendésemos. Ao fazê-lo, Deus indiretamente derrubou a Torre, que não pôde mais obedecer a um projeto claro pois ninguém se entendia mais.
E, mesmo hoje, diante de Torres de Terabytes que podem nos pôr em contato imediato com todos os nossos irmãos no globo terrestre, não percebemos a essência perfeita deste castigo divino.
A verdadeira barreira entre nossos corações e mentes não é a língua. A principal barreira é a nossa arrogância, nossa ignorância e nosso orgulho. Coisas que não aceitamos em nós mesmos e que não traduzimos para ninguém a fim de perpetuar nossa falsa aura de santidade.
(Continua)

Henrique Santos Pakkatto disse...

A alma dos seres humanos possui o dom de ressoar tal e qual a corda de um instrumento. Trata-se de uma propriedade geral da matéria que se aplica de forma diferente a nosso órgão extra-corpóreo: a linguagem.
A ressonância da alma é a habilidade que possuímos de comunicar o sentimento que tivemos diante de determinado fato, de comunicar emoção. Ela nos aproxima através da música e da arte. Ao relatarmos uma injustiça, ao vermos um filme, percebemos que não estamos sós, outros são capazes de sentir o MESMO que nós.
Quando vi a quantidade de improprérios desferidos ao povo americano e as respostas descabidas dos próprios americanos percebi que é muito difícil fazer ressoar apenas dois conceitos básicos:
"Os seres humanos são todos iguais." Ou seja, somos idiotas independentemente da língua que falamos, da mulher com quem dormimos ou do esporte que praticamos.
"Para que haja liberdade, todos precisam ser livres". Não pense que só porque um Estado Proto-Industrial instaurou uma ditadura e se disse socialista que todo um sistema humanista morreu com ele. A chave para mudar o mundo é fazer o ser humano refletir sobre sua condição globalmente. Ou se quer Revolução Mundial ou nada.
Sou brasileiro, agnóstico, tive muita sorte. Inveja, mata.

Diogo Lyra disse...

Esse gringo não passa de um idiota filho-da-puta. Como quase todos os americanos...

Anônimo disse...

e o etnocentrismo reina... cada um defendendo o seu (mesmo que esse "seu" seja os United States). nada diferente... vamu que vamu povo!
um cheiro Arthur...

blah disse...

Soccer may never receive the national respect and recognition it deserves because it makes for poor television viewing. It lacks the the hyper-violence and drama generated by other sports like American Football, Basketball and Hockey for example. So let the girls enjoy themselves with playing soccer...

Garret:

Errar é humano, mas repetir o erro é burrice.

blah disse...

Garret,

O seu respeito baseado em competição, para mim é um valor escroto. Tudo bem que aqui também existe esporte, mas são os valores de vcs que levaram a competição como um dogma, como uma estrada para ser mais... Quando vamos aprender a cooperar? Quando vamos aprender que não importa ser mais, e sim ser melhor, e ser melhor implica descer do pedestal e ajudar quem precisa ser mais e melhor...

Sinceramente, criticaste muita coisa nos brasileiros, mas se deteve no valor que se trata da maior crítica dos revolucionários ao capitalismo, ou seja, o individualismo exacerbado, que exalta a competição e gera, consequentemente, o darwinismo social...

Vc ainda não entendeu os brasileiros... Tudo bem, vc pode se fazer de vítima e crer que também não te entenderam... E eu vejo que tem um ponto de vista até válido no seu argumento, mas a forma com que o expõe continua equivocada. Não irás conseguir o respeito de ninguém por aqui assim. Porque aqui, entre nós, amigos, libertários e anti-imperialistas, respeito se ganha dando uma mão e uma força pro camarada e não ganhando ele em qualquer competição que seja...
Concordo que o Casca é meio casca-dura de engolir mesmo, e, no fundo, ele está fazendo a mesma coisa que vc, ou seja, competindo... O cara não arredou pé e continuou competindo até o fim!!

Sinceramente, pra mim, o que melhor resumiu foi o henrique:

blah disse...

A verdadeira barreira entre nossos corações e mentes não é a língua. A principal barreira é a nossa arrogância, nossa ignorância e nosso orgulho. Coisas que não aceitamos em nós mesmos e que não traduzimos para ninguém a fim de perpetuar nossa falsa aura de santidade.

Eu já estava gostando

Ao relatarmos uma injustiça, ao vermos um filme, percebemos que não estamos sós, outros são capazes de sentir o MESMO que nós.
Quando vi a quantidade de improprérios desferidos ao povo americano e as respostas descabidas dos próprios americanos percebi que é muito difícil fazer ressoar apenas dois conceitos básicos:
"Os seres humanos são todos iguais." Ou seja, somos idiotas independentemente da língua que falamos, da mulher com quem dormimos ou do esporte que praticamos.

blah disse...

Caraaaaaaca!!! Até o henrique se declarar agnóstico eu já estava quase certo de que tinha encontrado um metafísico!!!

blah disse...

Então é isso. Temos que vencer a arrogância, o etnocentrismo, como falou o Arthur, e seguir com tolerância. Discussões sérias não são para ser zoações. Go back to your fuckin' high school.

Enfim, somos todos uns idiotas. E é por isso que devemos nos questionar e revolucionar por dentro, antes de querer revolucionar o fora. Revolucionar si mesmo, antes de querer revolucionar o outro. E revolucionar o outro não é colocar o dedo em sua cara e o acusar.

I agrre Garret. We all play victims and we could be the richest country in the world
Só que contra uma máquina manipuladora de opinião é muito difícil lutar. Nós aqui temos conhecimento para discutir todos essses assuntos com vc, mas e o brasileiro médio?

Ahaaaaa, and it's fuckin hard to try to change the average american mentality too, right? So we're not so damn diferent at all

SIFUDÊ (O revolucionário em mim diz que o homem é uma merda mesmo e enquanto todo mundo quiser, de alguma forma qualquer, se colocar acima de outro o mundo vai continuar uma merda mesmo. Mesmo que se passem 300 anos e não exista mais Brazil nem Estados Unidos. Porque o homem que estará na Terra então continuará a mesma merda do homem de hoje... Isso se continuarmos agindo assim - o que, pelo jeito, há grandes parcelas que insistem. Portanto eu saúdo o autocrítico que há [ou não] em vcs)

Cascarravias disse...

Eu não tinha pretensão nenhuma de desafiar gringos imperialistas. Mas se eles aparecem grasnando estultices, eu respondo. Francamente, por aqui tem um monte de mente reproduzindo esse teu discurso bobo; não seja tão orgulhoso de sua singularidade inexistente.
Não, vc não ‘se tornou’ o típico americano. Vc já era um desde sua primeira opinião, e se é mesmo necessário, vou citá-la pela qiarta vez: vc se sentia muito superior em conhecimentos políticos de nossa própria região, e nos instigava a mudar o que pensamos sobre a Venezuela e sobre nosso próprio governo. Nada diferente do que Kennedy ou Nixon já tenham feito antes. Seja rep. ou dem., o sentimento de auge da civilização e de portadores de uma missão divina desconhece a filização a queal dos dois de seu sistema de partido único dividido em dois.
Pra mim, patética e infantil é a visão do mundo que tagarela a ‘falsidade’ da divisão em esquerda e direita; ou que ache que essa divisão teve início e fim com a guerra fria.
Quem não leva vcs a sério somos nós. Da próxima vez que passar por aqui, preste atenção e como rimos de sua cara de bischo de goiadba e de como vcs pagam mais caro por qualquer mercadoria. Buxa. Ignorantes que não sabem fazer nada que não venha com manual de instruções.

É sério mesmo que a classe dominante ainda domina por aqui? Mas é mesmo um gênio! Olha, pode parecer extremamente desafiador e revolucionário prum estadunidense dizer essas coisas, mas aqui esse é o ponto de partida de uma discussão, não sua conclusão. Agora me diz uma coisa: tirando os judeus agregados mais recentemente, que outro grupo divide o poder na sua terra das liberdades com os puritanos originais? Faça-me o favor, releia suas lições pra que vc mesmo tenha um pouco mais de noção sobre o mundo que quer ‘desvelar’ para os demais.
Que alguma nação imperialista vai tomar o lugar da sua querida terra das oportunidades, eu não duvido. Mas isso exime tua pátria de que?

Cascarravias disse...

Quer mesmo saber de onde vem essa attitude? De um momnte de fontes diferentes que antropologia ajuda a entender. A principal delas, a noção puritana de Destiny Manifest, e seus desdobramentos na visão de mundo e comportamento perante o estrangeiro.
Vc esperava que tipo de comportamento de ‘macaquitos’ acost8umados a trabalhar o ano todo pra garantir deu padrão de vida? Queria um país de acometidos por Síndrome de Estocolmo? De minha parte, digo sempre pros pivetes que assaltar gringo é melhor pq merecem e têm mais dinheiro.
Pq o país continua pobre? Essa é uma pergunta retórica ou vc é mesmo abobalhado e sem a menor naoção de política e economia internacional? Bem, pelos comentários anteriores sobre figuras e ideologias, eu fico com a segunda opção. A questão, caro gringo clarividente, é que as elites locais que controlam esses abundantes recursos, têm mais interesse em fazer lucrativos negócios com a sua elite evoluída, do que qualquer interesse nacional ou coletivo maior que o de sua família. Simples assim
Vc é realmente muito estúpido. Sabe pq os brasileiros – incluídos ai nosso presidente e demais figuras públicas – se preocupam com que um jornal seu diz a respeito? Pq algum bicho de goiaba em Wall Street ou no escritório do banco de boston, ou seja la o que for, lê isso e emite opiniões, assim parecidas com as suas, que se revertem em pontuação de ‘confiabilidade’ pra nossa economia. Uma notinha mal humorada de um merdinha desse, e bilhões de capital financeiro vão embora pra Taiwan, e o governo fica com as calças na mão. Sua nojenta casa branca não precisa se dar essa preocupação, pois pode manter o maior déficit público do planeta sem se preocupar com confiabilidade, pq ninguém bai ser capaz de demitir o dono do banco

Outra coisa de que não tenho a menor dúvida é que o padrão brasileiro e latino em geral é bastante diferente do esatdunidense. Não conheci ninguém que achasse manter distancia e mandar matar mais respeitoso d que dar um abraço e dizer o que pensa na cara.

Essa tua divagação sobre medo de falar inglês é simplesmente... pointless. Só uma coisa a se notar: não perdeu a chance de exalar arrogância mais uma vez. Primeiro: pq vc acha que língua do globalismo é a sua? É com prazer que lembro que pelo teu raciocínio mecânico, deveremos estar falando mandarim em breve... e que a despeito dos teus manuais, ainda se fala mais espanhol no mundo do que inglês. A idiotice sobre o desaparecimento do português eu realmente não vou gastar meu tempo discutindo. Futurologia eu deixo pra quem acredita que serve pra alguma coisa
Outra coisa que nao me desperta interesse em responder é o nó que vc deu pra tentar salvar algo da sua opinião sobre o futebol. È o esporte mais acompanhado no mundo, e qualquer coisa que tenha potencial de mercado pode ser muito bem manipulado pelo império das telecomunicações. Mas futebol nunca vai despertar a atenção de um povo binário. Sobre a ‘falta de violência’ no futebol, acho que vc deveria ver o documentário sobre a história desse esporte antes de continuar reproduzindo esse tipo de sandice.
Outra discussão tola e sem razão é essa sobre taco, quero dizer, baseball.
Ainda é importante lemvrar que se quiser saber o que é, como se faz e a origem da farofa, use a internet pra algo que valha a pena e busque conhecimento sobre história da alimentação tb, pq eu não vou ficar dando aula gratuita pra gringo panaca que exalta a competição e demais valores abomináveis de uma cultura rasteira, individualista e genocida. E achar que a essência da farofa é ‘problemática como o Brasil’... Bem gringo, isso confirma tudo o que nós, pobres crianças idiotas pensam sobre vcs, ricas crianças estúpidas. Gosta de inglês, não? You are 21st century digital boys, Don’t know how to live but you got a lot of toys…

Diogo Lyra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

47 comments so far! If there is one thing I love doing it's making people THINK. Sometimes I do it through humor and if this doesn't work, throw a verbal hand grenade. People don't think much nowadays and it has become one of my greatest concerns.
I'll be gone for yet another week. Hotel life will be the reality and very little access for serious computer time. Should have bought a fuckin' lap top when I had the chance. This also means I'll be dining out at the local "Hooters" and continue to traumatize the bonitinhas working there.
"....hey little darlin'. You're real cute...is your mom single?"
Yeah you can only imagine the reactions. Classic. Poor girls...
Now all of this ethno-centric stuff has got me thinkin' too. Remember the time the Simpsons "arrived" in Rio? It was a typical Simpson's episode but at the time I had no idea how controversial it would become. Yeah Cariocas were definitely traumatized but back then I had no idea as to why. Was it the Xuxa satire? If there is a brazilian who can scare the shit out of any american, then it's gotta be Xuxa. Her eyes aren't right, man! Just look at them!!!
I mean the Brazilian Government actually lodged a complaint with the production studio because of it. What was the big deal? Apologies were made but I am sure Matt Groening and the rest had a good laugh about it afterwards.
Can you imagine South Park arriving in Rio? Erik Cartman would have a field day... NOSSA!!!! That could lead to a direct declaration of war I guess.
Which leads me to that other "polemic" between both countries when the USA decided to "fingerprint" anyone from a "3rd world" country entering customs at an airport terminal back in 2004. The Brazilian government was outraged by this latest developement if you can remember. Who did those americans think they were! Well they were americans and were suffering from some sort of osama bin ladin phobia at the time. The guy could have been lurking behind any tree or rock so he must be caught! For all they knew Osama could enter the country with a Brazilian Passport and what is a brazilian suppossed to look like?
Anyway Brazil pratices something called Diplomatic Reciprocation. If the USA does it, so must Brazil. Equal right? But the problem was it only took about 2 seconds to process any brazilian entering the USA with the new "going to catch osama finger-printing system" while in Brazil the very same process was about 3 HOURS on average. I personally waited in line with 63 other americans for 90 minutes when this wasn't going on a year and a half before...I felt lucky.
Diplomatic Reciprocation and equality??? This was front page news on any major Brazilian Newspaper you know. Brazil was cracking down and making it tough for any hapless american tourist or businessman to enter the country. If insanely violent crime and the most disfunctional tourist industry in the world couldn't discourage american travel to Brazil, this surely would. Then came the "Middle Finger Incident".
I don't know what happened to this American Airlines Pilot but what he did was heroic in my eyes. He had been pushed too far I guess but I could certainly relate. The whole thing was a grand absurdity and something absurd had to be done. Up went the finger and we all knew what it meant.
When then Secratary of State, Colin Powell was asked if he could make exceptions to the new policy and allow Brazilians unimpeded access through american customs. What was his answer?
"....Brazil? Where the fuck is that place? You want 1st world priviledges? This is a fuckin' joke, right? I don't give a fuck about what you think and if any american is crazy enough to travel to Brazil then it's their tough shit!" I am para-phrasing here but he did say something to that effect.
Arthur, you know I had many bizarre experiences while I was in Brazil but what happened to me when I was dealing with the Policia Federal can only be described as surreal. Most interviews and later, interrogations went like this...
"....you want to emigrate and live in Brazil? Are you out of your fucking mind?!? No one wants to move here. Everyone wants to leave this country! You are mad! Crazy fuckin' gringo...."
They just shook their heads with disgust as they attempted to fathom why I wanted to live there. I tried to explain but nothing made much sense to them. They only wanted bribes and I refused to give them any. My stay in brazil was doomed when my ex-wife threw me out of her house. Cancellation of my visa was inevitable.
It didn't matter though. I knew due to previous experiences with Brazilian Beurocratic policies in general it would take the Ministry of Emigration many months to get around to cancelling my visa. A good 2 and a half years as it turned out. I had my fun and did my thing in the mean time.
Rio de Janeiro was the last place I ever wanted to live. However, I must confess that I fell in love with the place while I was there. It was the same kind of love a man has for a woman and what man can possibly explain the rational for it? Men have written millions or perhaps billions of lines of poetry trying to describe it. Alas! Still, he can not express this type of love.
Will I return to Rio? Probably never because the affair is over. Life goes on...
Cascarravias, I love you man. You have made me very proud despite all of your bullshit. Look at what we have accomplished!!! Please, the invitation is still open to e-mail me at anytime. Feel free to insult me and my country as much as you like. I regret never having the chance to meet you while I was down there. As usual it was Arthur's fault.
Until then be patient because it'll be another week before I can sit down in front of my pc and cause trouble once again...

Diogo Lyra disse...

Fuck off, piece of shit!!!!

Viva Osama Bin Laden!!!
Viva as Armas Nucleares do Iran!!!
Viva Kim Jong!!!

gigi disse...

Os comentários me divertiram tanto que esqueci o que ia comentar sobre o post.

Cascarravias disse...

'eu adoro fazer as pessoas pensarem'... uma coisa eu reconheço: tua língua tem um vocábulo pro meu sentimento nessas horas, que em português não encontro tradução adequada - disgusting.

blah disse...

Caraca,

Até eu tou perdendo as estribeiras... Muito difícil manter a autocrítica, a calma e a humildade socrática mesmo... Então, relaxa e goza...

GARRET, VAI TOMAR NO MEIO DO SEU CÚ!!!

blah disse...

Alguém podia banir esse puto enquanto ele não descer do pedestal e resolver tentar falar em português? Isso mesmo, tentar, porque nossa língua é por demais sofisticada, é uma língua de grandes poetas, não de piratas...

Diogo Lyra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diogo Lyra disse...

PARA UM IMBECIL CHAMADO GARRET:

Em tempos de guerra ao terror não tema o escuro
Mas sim quando o escuro vem e o céu fica rubro
Pois todo civil é quem paga
É pego de calça arriada
Cidade bombardeada
Por mísseis de um milhão de dólares
Cuja única finalidade é propiciar vantagens
À interesses ignóbeis
Abrir a porta para a conquista
De mais um troféu na mesa imperialista
Receber a bênção pra sacanagem
Num discurso tenazmente moralista
É, talvez seja essa a pista
Para que o governo americano renove suas tradições em cada mandato
De desrespeitar de fato
Até o mais hiato dos direitos humanos
Isso sem falar na ONU
Constituída por paus-mandados subservientes
Entidade internacional de atividades pouco convincentes
E de repente outra bomba explodiu
Iraque, Afeganistão
Amanhã quem sabe o Brasil
Puta-que-pariu
Quem não vê só pode ser louco
É difícil crer em quem bate em bêbado
Chuta cachorro morto
Convoca a televisão e diz que luta pela liberdade
E se vangloria de uma invasão que contou seus mortos até bem tarde
Aí você pára, pensa, observa
E vê que os fatos não são nada
Amanhã Hollywood se encarrega
De contar a história errada
Por meio de um filme de Spielberg
Com Tom Hanks em atuação comentada
Sucesso de bilheteria, estatueta da Academia
E outra geração mal informada
Seguindo ludibriada por uma falsa democracia
Republicanos e democratas são a mesma porcaria
Se era fria a guerra
Ela é bem quente hoje em dia
Aquele que agora é o inimgo
Já foi treinado pela CIA
É, a hipocrisia não tem limites
Os EUA declaram guerra ao mundo
Oh shit!

obs: Garret, vai tomar no cu!!!!!

4rthur disse...

Felizmente, não posso me responsabilizar pelo teor dos comentários postados aqui.

Anônimo disse...

Sorry dudes, i'm just a fucking american dumb. And gay too. Please, can you fuck my ass?!

4rthur disse...

Dig, o Garrett não escreveria o próprio nome errado. Mesma falha do Dahmer, lembra?

Enfim, valeu pelo humor cáustico!

blah disse...

É Arthur, não é ele mesmo, ele disse que demoraria mais uma semana pra voltar...

Mas agora pensando, acho que ele tá com medo de falar em português por causa do que iríamos pensar sobre ele.... rsrsrsrs

Anônimo disse...

Sorry Arthur, but i'm very very illiterate. Thanks bitch!!!

Anônimo disse...

P.S: can you fuck my unschooled ass?!

blah disse...

Antes de tudo, tem que ter respeito pela casa alheia. Se eu vouna casa de um amigo de direita, não vou chegar lá detonando a direita...
Se eu sou convidado à casa de alguém que me oferece Coca-Cola, não vou iniciar um discurso radical anti-coca-cola... Poderia até beber pra agradar meu anfitrião...
Se eu sou chamado a almoçar na casa de um americano, não vou chegar lá detonando os EUA.
Se um americano resolve comentar num blog de brasileiros, deveria ao menos ter um pouco mais de respeito quando diverge destes...

Anônimo disse...

Oh sorry, revolution_9, i'm so fuckin unpolite. I really don't care about good manners and what others think about me... it's my fuckin culture, can u forgive? I'm so used to compete and bringin others down that i got a little carried away... Can you forgive me, pal?

Cascarravias disse...

revolutas, eu não na casa de gente de direta, e tb não vou na casa de estadunidenses. sinto-me à vontade para xingá-los dos piores nomes que me venham à cabeça quando me der vontade.

VAIMORRÊ! (o macaquito terceiromundista sente ganas de mandar pro espaço o gringo energúmeno em você)

Cascarravias disse...

ih, esqueci de engrossar o coro: ei, ggarrett, vai tomar no cu!

Diogo Lyra disse...

ei garrett, VAI TOMAR NO CU!

Anônimo disse...

"Antes de tudo, tem que ter respeito pela casa alheia. Se eu vouna casa de um amigo de direita, não vou chegar lá detonando a direita...
Se eu sou convidado à casa de alguém que me oferece Coca-Cola, não vou iniciar um discurso radical anti-coca-cola... Poderia até beber pra agradar meu anfitrião...
Se eu sou chamado a almoçar na casa de um americano, não vou chegar lá detonando os EUA."



Revolution, e se eu te convidar pra vir à minha casa?

Anônimo disse...

69!!!

Que honra!

blah disse...

hahahahaha

homosexual, vc não vai querer que eu coma seu cú, vai? Aí já é pedir demais... Mas o meu ponto de vista não foi esse. Eu não vou chegar na sua casa agredindo os homosexuais, certo?

Casca,

No meu caso eu sou obrigado. Família é família. E eu já desisti de discutir com a velharada. A kbça deles já tá enrijecida e as idéias estratificadas. Discutir com eles só gera desarmonia... E família é família, apesar de tudo eu não consigo odiá-los...

Anônimo disse...

gringo, enfia o dedo no cu e canta o hino nacional (o do Brasil)

Cascarravias disse...

e não é que até agora tinha me passado totalmente despercebido esse troskismo do honorável henrique? 'Ou se quer Revolução Mundial ou nada'; isso tá em alguma parte do 'programa de transição', que eu sei...

revoltas, minha familia, como sói acontecer, tb é majoritariamente direitosa. azar o deles, mas assim como eu sei da posição deles eles sabem da minha. se quiserem tocar no assunto, sabem que vai sair faísca pq eu nao abaixo a cabeça, entao na amior parte do tempo fala-se sobre futebol, comida e trivialidades. mas meus pais por exemplo, sabem que só admito esquerdista falando mal do governo. se vier atacar pela direita vai escutar.

Anônimo disse...

a dificil poesia do concreto fugaz que nos enaltece a alma faz com que poeiras cósmicas alçadas à triste condição de matéria se pense e se faça de maneira fugaz como a eterna troca de fluidos astrais que nao cessa jamais de vir a ser

4rthur disse...

Valeu, poeteiro!

blah disse...

poeta... O que tem o cú a ver com as calças???

Anônimo disse...

Hi, i'm Garrett, from Brokeback Mountain... what can you DO for me, cowboy?!

(WASP GAY GENERATION)

Anônimo disse...

CONFESSIONS:

I'm a american. I'm gay. I'm like a bigstick policy. And I love O. J. Simpson and your big dick. Sorry, big stick...

Anônimo disse...

hey garrett, where you live?!
:)=

Anônimo disse...

Por que nao:)