quinta-feira, julho 16, 2009

prêmio e show




CB Bar em São Paulo: 400 pessoas. Teatro Odisséia, no Rio: 500 pessoas. Foi para estes públicos que a banda de rock/metal carioca Fantasmagore, "um quarteto instrumental atordoante" - nas palavras do jornalista do Globo Online Rodrigo Pinto - tocou no fim de semana passado. Em São Paulo, a banda participou do Festival Produto Instrumental Brasileiro, concorrendo com a cuiabana Macaco Bong e a paulista Elma, e saiu com o prêmio de melhor banda da noite "terrestre" - assim batizada por contar com as bandas mais "pesadas" e "primitivas" do festival. Com isso, a banda garantiu lugar na próxima edição do evento, na qual fará o show de encerramento de uma das noites.

(leia mais no site oficial do festival: www.festivalpib.com.br)




De volta ao Rio, Fantasmagore tocou no evento Flash Rock, em comemoração ao Dia Mundial do Rock, que também apresentou as bandas Cachorro Grande (com um show do lado de fora do Odisséia), Macaco Bong e Moptop. O Teatro Odisséia lotou como se fosse dia de samba, mostrando que o Rio ainda tem, sim, vocação para o rock'n'roll.



Na próxima segunda-feira, dia 20 de julho, entre 18h e 20h, o Fantasmagore dá entrevista no programa Grutaria (http://www.radiogruta.com). Na terça, tem matéria no Megazine, do jornal O Globo, sobre bandas instrumentais. E na quinta, dia 23, a banda toca na final do festival Beba do Rock, no Espaço Marun, no Catete.



Mais informações em www.myspace.com/fantasmagoreweb

quarta-feira, julho 08, 2009

Rock instrumental brasileiro

O que um acorde tem pra dizer? Qual a mensagem que existe por trás de um riff de guitarra? Se já é clichê dizer que a música é uma linguagem universal, não deveria causar espanto saber que “o rock feito sem letras e vocais já possui uma boa aceitação entre uma nova geração de ouvintes”.


A frase acima, publicada pelo repórter Humberto Finatti na edição de junho de 2009 da revista Rolling Stone, reflete a resposta que o quarteto de rock instrumental Fantasmagore tem tido desde que começou a tocar nos palcos cariocas. O clima roquenrol dos anos 60/70 e a pegada metal dos anos 80 estão presentes nas composições do primeiro EP, a ser lançado pelo selo Bolacha Discos. Há também espaço para ambiências e texturas que remetem ao universo fantasmagórico dos antigos filmes de animação, que serviram como inspiração para o nome da banda.


Sem isolar-se em nichos e guetos, conforme a visão que se tinha até pouco tempo sobre a música instrumental, o Fantasmagore toca no Rio neste fim de semana ao lado de Moptop, Cachorro Grande e da também instrumental Macaco Bong, em comemoração ao Dia Mundial do Rock. Antes disso, a banda divide palco com os cariocas do Sayowa em evento da Rede Rio Música, e de lá seguem direto para São Paulo, na condição de única banda do Rio de Janeiro selecionada para o Festival Produto Instrumental Brasileiro (PIB). Aliás, a própria existência de um festival de quatro dias que dá, segundo matéria publicada hoje no Estado de São Paulo, “uma panorâmica na crescente tendência nacional”, mostra que o rock instrumental tem cada vez mais voz ativa na cena brasileira.


Próximos shows:


Quinta, 9 de julho, 20h
Rede Rio Música apresenta:
Fantasmagore e Sayowa
Espaço Cultural Sérgio Porto – RJ
www.rederiomusica.blogspot.com


Sexta, 10 de julho, 21h
Festival PIB - Produto Instrumental Bruto:
Fantasmagore, Macaco Bong, Elma e Mama GumboCB Bar – SP
www.festivalpib.com.br
link da matéria de hoje no Estadão: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090708/not_imp399510,0.php


Domingo, 12 de julho, 21h
Converse apresenta Flash Rock: Dia Mundial do Rock
Fantasmagore, Macaco Bong, Cachorro Grande e Moptop
Teatro Odisséia – RJ
http://teatroodisseia.blogspot.com
www.comemoreorock.com.br


myspace: http://www.myspace.com/fantasmagoreweb
youtube: http://www.youtube.com/watch?v=f_2cc3R2ppI
email: fantasmagoreweb@hotmail.com