quarta-feira, julho 08, 2009

Rock instrumental brasileiro

O que um acorde tem pra dizer? Qual a mensagem que existe por trás de um riff de guitarra? Se já é clichê dizer que a música é uma linguagem universal, não deveria causar espanto saber que “o rock feito sem letras e vocais já possui uma boa aceitação entre uma nova geração de ouvintes”.


A frase acima, publicada pelo repórter Humberto Finatti na edição de junho de 2009 da revista Rolling Stone, reflete a resposta que o quarteto de rock instrumental Fantasmagore tem tido desde que começou a tocar nos palcos cariocas. O clima roquenrol dos anos 60/70 e a pegada metal dos anos 80 estão presentes nas composições do primeiro EP, a ser lançado pelo selo Bolacha Discos. Há também espaço para ambiências e texturas que remetem ao universo fantasmagórico dos antigos filmes de animação, que serviram como inspiração para o nome da banda.


Sem isolar-se em nichos e guetos, conforme a visão que se tinha até pouco tempo sobre a música instrumental, o Fantasmagore toca no Rio neste fim de semana ao lado de Moptop, Cachorro Grande e da também instrumental Macaco Bong, em comemoração ao Dia Mundial do Rock. Antes disso, a banda divide palco com os cariocas do Sayowa em evento da Rede Rio Música, e de lá seguem direto para São Paulo, na condição de única banda do Rio de Janeiro selecionada para o Festival Produto Instrumental Brasileiro (PIB). Aliás, a própria existência de um festival de quatro dias que dá, segundo matéria publicada hoje no Estado de São Paulo, “uma panorâmica na crescente tendência nacional”, mostra que o rock instrumental tem cada vez mais voz ativa na cena brasileira.


Próximos shows:


Quinta, 9 de julho, 20h
Rede Rio Música apresenta:
Fantasmagore e Sayowa
Espaço Cultural Sérgio Porto – RJ
www.rederiomusica.blogspot.com


Sexta, 10 de julho, 21h
Festival PIB - Produto Instrumental Bruto:
Fantasmagore, Macaco Bong, Elma e Mama GumboCB Bar – SP
www.festivalpib.com.br
link da matéria de hoje no Estadão: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090708/not_imp399510,0.php


Domingo, 12 de julho, 21h
Converse apresenta Flash Rock: Dia Mundial do Rock
Fantasmagore, Macaco Bong, Cachorro Grande e Moptop
Teatro Odisséia – RJ
http://teatroodisseia.blogspot.com
www.comemoreorock.com.br


myspace: http://www.myspace.com/fantasmagoreweb
youtube: http://www.youtube.com/watch?v=f_2cc3R2ppI
email: fantasmagoreweb@hotmail.com

Um comentário:

Susan disse...

Most of the time I don’t make comments on websites, but I'd like to say that this article really forced me to do so. Really nice post!
pikdo