quarta-feira, junho 18, 2008

Sobre a Contenção

Sexta passada, na defesa da tese de doutorado de um velho amigo cientista político, aprendi que a palavra "contenção" dá nome a uma teoria do diplomata americano George Kennan, morto em 2005. A "teoria da contenção" de Kennan representa a tentativa estadunidense de conter, durante a guerra fria, a "ameaça comunista" que colocava em xeque a liberdade tão arduamente conquistada e defendida pelos americanos do norte (percebem o riso irônico enquanto digito esta frase?).


Para o tráfico de drogas presente no Rio de Janeiro e alhures, contenção é o posto de quem, empunhando uma arma, tem por obrigação deter ou dificultar ao máximo a chegada dos policiais à boca - o que é feito mediante o poder de fogo, "trocando com os hômi". No livro Cabeça de Porco, Celso Athayde e MV Bill mostram como o tráfico carioca já exporta know-how para outras regiões do Brasil, que começam a organizar a atividade criminosa valendo-se do bonde da contenção e dos olheiros (que avisam a chegada da polícia através do uso de pipas e morteiros).


Mas o melhor uso da palavra contenção é o feito por Yani de Simone, a dançarina do cantor de funk Mr. Catra. Contenção não é só mais uma funkeira que rebola, como as mulheres fruta que estampam as capas dos tablóides fluminenses. Ela tem um diferencial. Ela pisca. E vocês podem conferir a Contenção piscando aqui, em estúdio, e aqui, ao vivo.

20 comentários:

gigi disse...

nem uma foto????????

P.R. disse...

essa defesa foi do maurício??

4rthur disse...

Gigi, é pra aumentar o suspense! Os vídeos falam por si.

Pati, foi do Leandro, sobre política externa americana no pós-guerra fria.

Cascarravias disse...

Na defesa onde uma das componentes da banca pondera candidamente: "senti uma certa aspereza com relação aos eua, assim como uma certa condescendência com relação à urss". juvenil.

golpes preventivos eram parte da estratégia da contenção, como aconteceu por aqui em 64. pra garantir que nao surgiria uma eventual ditadura apoiada por uma potencia estrangeira, efetivaram uma ditadura real a mando de outra potencia estrangeira. o pior é que o tal "comunista" que apavorava a classe média lacerdista vaquinha de presépio era o Jango. o João Goulart!!! conseguiram emplacar a patifaria de que um getulista convicto e prático era uma ameaça às mais caras tradições nacionais, a soldo de Moscou.

golpes preventivos nos 50 e 60, bombardeio e ocupação preventivos nos 2000. Nada de realmente novo no front.

Rackel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rackel disse...

Po, nem acredito q caí nessa e fui ver o vídeo...
=(

A vida prega peças e o blog do Arthur tb

4rthur disse...

ué, Rackel, teve peça nenhuma não. A mulher pisca mesmo, tu não viu?

beijos.

Anônimo disse...

Arthur god damn...have seen the links and got lost for a while. Is it the "show do crew" chic? God damn...I miss the place!

The things this woman could possibly do!

Well..Dani would always do the same thing during our "teachers meetings". Remember when she was writing something on the board? She would shake it and then look at both you and I to gauge a reaction. We were the only non-homosexuals in the room of course...

To think such a prime piece of ass had to awake each morning next to a neanderthal in Tijuca!!!!!

Anônimo disse...

Once again I have read what Casca wrote and still cant help but feel sorry for the guy. What the fuck was that????

So why in the hell are chics like Gigi and Rackel so enamored by the guy? Casca awakes each moring only to know his belly obscures whatever erection he might have. Please ladies...

I have more to comment upon but first I must prepare a delicious meal. Chicken with onions,green peppers, broccoli, rice, garlic, butter and camarao. A lot of camarao...the size of your delicate fingers...

Unknown disse...

[]

Anônimo disse...

At least Casca has friends...

Cascarravias disse...

gringo estúpido, essas pessoas vêem em meus comentários referências sobre o assunto proposto pelopost do blog, e não um idiota anunciando que está doidão, se vangloriando de ter comido dúzias de mulheres, atacando gratuitamente a língua portuguesa ou tergiversando sobre filigranas da vida idiota dos estadunidenses.

Por que você não tenta ao menos uma vez responder substantivamente o que eu escrevo sobre os assuntos sugeridos, ao invés de xingar cretinamente a mim e aos demais frequentadores do blog, baseando-se na enxurrada de imbecilidades que escreve como se iaao fosse "fazer a diferença"?

Rackel disse...

Vc chama isso de piscar?? Parece q ela tá segurando um peido ou coisa parecida...

rsrsrs

Samantha Abreu disse...

numa situação dessa, eu digo o mesmo que os americanos, tão bem intencionados, devem ter dito ao brigarem honradamente por sua preciosa liberdade: "Oh, my GOd!"

Eu aqui, me esforçando honradamente - até me sinto uma guerreira yanke em busca do sonho de liberdade - e essa mulherada... cometendo crimes tais como os dos traficantes! Oh, my God!
ahahahahahahaa
ahahahahahahaha

Um beijo, Arthur!

Ps: vejo claramente a ironia do seu sorriso, baby!
;D

Gahyva disse...

"Bumbum não se pede;
Bumbum se conquista!"


Eu, hein?!

Leva a mal não, mas, no meu tempo, bumbum era coisa que se pedia sim! Onde já se viu entrar sem pedir licença?!

Gahyva disse...

E, pelo visto, estamos saindo da era Mulher-fruta pra época da Mulher-proteína. Não deve ser difícil imaginar a Mulher-camarão...

Cascarravias disse...

baile funk agora vai ser chamado de feira. os mais estruturados, com equipes poderosas, serão supermercados.

Anônimo disse...

quem é esse gringo maleducado?

Cascarravias disse...

um protozoário que come frango com brócolis e camarão e tem cara de pau pra falar mal de farofa.

Sunflower disse...

Tô morrendo de rir aqui , Arthur. Ai como eu adoro essas coisas trevas. Mas tenho que respeitar, se controlar a bunda assim fosse um curso, eu nunca conseguiria me formar.

Deixa eu te contar o porque se sua conterrânea cá, ter ficado besta, estava recebendo várias visitas do site www.mulhermelancia.com.br/mulher e quando fui averiguar o motivo, foi que a dita cuja tinha me linkado. Mas, já retirou, acho que é rotatório e não fixo. O tempo é uma piscadela.

Beijaaaaaaaaaa