terça-feira, agosto 21, 2007

No tempo em que Plutão era planeta

Título descaradamente vilipendiado de Diogo Lyra



Durante toda a minha vida escolar, aprendi que tínhamos 9 planetas no nosso Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Este último sempre foi um dos que mais me intrigava, por ser o mais nanico e também o mais distante do Sol; imaginava eu que, se vivêssemos naquele frio planetinha, jamais completaríamos sequer um ano de existência – que lá tem a duração de 248 dos nossos.


Então – sendo agora obrigado a recorrer a um dos piores trocadilhos da astronomia – imaginem o quão puto, mas muito puto, putão mesmo, eu fiquei quando soube que o curioso nano-planeta havia sido rebaixado para a segunda divisão dos corpos celestes, sendo levado a dividir modestos campos de várzea com Éris e Ceres.


Pois bem: o que já era motivo de tristeza e indignação, levando alguns amigos a reportarem-se saudosa e nostalgicamente ao tempo em que plutão era planeta, praticamente transformou-se em motivo de chacota quando, ao pesquisar no Wikipedia (a enciclopédia dos que são do tempo em que Plutão já jogava na segundona), descobri que Plutão, desde 2006, é classificado como planeta ANÃO!!!


É ou não é uma sacanagem? Afinal, somos nós, terráqueos, que inventamos tais categorias escusas. Do alto de nossa arrogância, consideramos que Plutão não passa de um salva-vidas de aquário, de um reles pintor de rodapé. Já posso ouvir astrônomos e mesmo astrólogos fazendo chacota com nosso irmão caçula: Pedala, Plutão!, é o que imagino gritarem.


Não obstante, visto em um contexto mais universal, nosso próprio planetinha azul não passa de um pequeno grão, de uma verdadeira poeirinha cósmica, como vocês poderão observar abaixo.

































Pois é, perto do Sol não somos merda nenhuma, e perto de outras estrelas de maior grandeza não somos nem mesmo visíveis, o que mostra nossa imensurável pequenez neste universo que nos cerca. E é com este espírito de humildade terrena que inicio, desde já, uma campanha de dimensões astronômicas, certo de que não estarei sozinho na defesa dessa reivindicação, expressa no refrão que bradaremos, eu e todos os meus companheiros, aos quatro cantos da galáxia:



ÃO ÃO ÃO

Queremos Plutão

Na primeira divisão!



17 comentários:

Diogo Lyra disse...

É cumpádi, mó sacanagem com Plutão. Porra, quem são esses físicos de merda pra dizer que o velho Pluto não é planeta?! Tomara que o pessoal que vive na órbita de Arcturus desqualifique o nosso sol e, por tabela, todos os planetas da Via Láctea. E tomara que mudem nosso nome para Dacueba...

...ah se eu fosse um alien de inteligência superior.

Diogo Lyra disse...

obs: bom ver a volta dos textos autorais.

Anônimo disse...

vc não imagina o que sou capaz de fazer com essas bolinhas coloridas...

Cascarravias disse...

não te encontrei esse final de semana pra comentar meu novo lema. não entendo, náo gosto e não tenho dinheiro pra ser do século XXI

Paulo Bono disse...

bem observado. ótima campanha. Realmente imaginar sobre Plutão era o clássico dos tempos de escola.
abraço

Samantha Abreu disse...

ahahahhaa
que saudade das aulas de Ciência.
;D

beijos.

Nana disse...

Também não gostei nada, nada do rebaixamento de Plutão. Fora que "anão", se não me engano, está na cartilha de termos politicamente incorretos. Planeta verticalmente prejudicado, por favor, olha o respeito!

ps: eu também como a pelinha da boca. hahaha

Jana disse...

Estou com o Diogo e com o Casca.
Desde que o século XXI iniciou, esses cientistas gastaram uma fortuna vasculhando o Loch Ness de ponta a ponta, só pra dizer que o Nessie não existia; ficaram acampados para chegar a conclusão que o Big Foot era a mulher de um fazendeiro que ele mandava vestir-se de macaco e ficar passeando pela floresta - já ouvi sobre fetish por pés, mas essa de se vestir de Pé Grande me surpreendeu; chamaram Plutão de anão e depois falaram que nem planeta ele era.

Imagino que figura do imaginário infantil eles vão destruir agora.

Simples era antigamente, quando o Michael Jackson era preto, a Madonna era puta, e descobrir que a vovó Mafalda na verdade é homem era chocante.

Anônimo disse...

malditos anos 60, to da a merda começou ali.
Matem os Rolling Stones!!!!

Anônimo disse...

comunista maldito!

gigi disse...

vc escreveu tudo isso só pra dizer que o Arcturus é maior que o sol!

Cascarravias disse...

e o preédio dele nem é tão grande assim...

Unknown disse...

E aí, preparado pra entrevista do Doutorado... parece q saiu a listinha, e vc e o nobre Davos tão incluídos nessa... tenta se inteirar. Abraço

Menáge à Trois disse...

Isso é implicancia de outro planeta, só pq ele já nasceu com o nome no aumentativo, os outro ficam tentando lhe subestimar. Bando de cientístas recalcados.

òtimo post

Como ninguém

Paulo Bono disse...

Já sei. O cara era viciado em tubaÍNA.

Tchello Melo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tchello Melo disse...

Astrologicamente, este rebaixamento de categoria é uma característica plutoniana, sub-reptícia.